Guia de sobrevivência num parque de campismo

Se ainda não é profissional na arte de montar a tenda e dormir no meio da natureza, siga estas dicas.

Guia de sobrevivência num parque de campismo
10 dicas a ter em conta neste espaço

Não há muita ciência envolvida na prática do campismo a não ser uma boa dose de senso-comum e atenção ao espaço envolvente. Mesmo assim, e como não queremos que seja apanhado desprevenido, preparámos-lhe um guia de sobrevivência num parque de campismo para que a sua estadia seja, no mínimo, memorável. 


Como sobreviver sem stress num parque de campismo


1. Antes de sair de casa certifique-se que está tudo a funcionar: utensílios da cozinha, tenda sem buracos ou ferros partidos…

2. Leve espias extra: as pequenas estacas de aço tendem a desaparecer com frequência.

3. A melhor hora para montar e desmontar tendas é de manhã cedo ou ao final da tarde, porque há menos calor.

4. Estude bem o local onde vai montar a sua tenda: pense que a sombra que existe à tarde não é a mesma que existe de manhã e ao longo de todo o dia. Lembre-se que não deve ser nada agradável acordar bem cedo com o sol a bater na tenda.

5. A maioria dos parques de campismo tem candeeiros com uma luz leve para iluminar o espaço. Mesmo assim, escolha um sítio que não esteja muito próximo de um desses candeeiros.

6. Preste muita atenção ao solo: experimente espetar algumas espias no solo antes de começar o processo de montar a tenda. Não vai querer montar a tenda numa área com muitas raízes de árvores nem com terreno demasiado arenoso, pois as espias não vão aguentar.

7. Aspeto muito importante neste guia de sobrevivência num parque de campismo: mais árvores é sinónimo de mais insetos, mas menos árvores significa menos sombra e mais calor. A solução é encontrar um meio-termo agradável.

8. Olhe à volta e veja onde estão as áreas comuns – como balneários, lavatórios, cafés, piscinas, bares… A proximidade de algumas destas infraestruturas pode ser boa nalguns casos, mas também pode diminuir o sossego e a calma.

9. Instale-se perto de uma caixa de eletricidade. Pode não correr bem ter uma extensão a percorrer uma grande área do parque.

10. Quando sair do parque não deixe nada para trás: isso inclui todo o lixo que possa ser feito durante a sua estadia.

Com este pequeno guia de sobrevivência num parque de campismo, vai ver como os dias que tem programados no meio da natureza vão correr às mil maravilhas. Boas férias!

Veja também: