Guia para preparar frutas e vegetais de verão

Há frutas e vegetais que nos parecem mais difíceis de cortar do que outros, certo? Aprenda aqui os truques para tornar os seus cortes numa tarefa muito mais fácil.

Guia para preparar frutas e vegetais de verão
Técnicas para tornar fácil aquilo que parece mais difícil

Fonte da imagem: Saliva

Este guia para preparar frutas e vegetais de verão faz com que aqueles cortes que parecem muito complicados se tornem muito mais simples. Tem dúvidas? Então, fique atento e tome nota: aqui vai aprender a conseguir legumes e frutas bem cortados e vai ter sempre alimentos saudáveis e deliciosos à mesa. Vamos começar?

Frutas e vegetais em destaque num piquenique

As estrelas de um bom piquenique são, sem dúvida, os legumes, vegetais e frutas da época – não só porque são cheios de sabor, mas também porque oferecem um colorido inigualável ao seu convívio.

Não tome decisões erradas quando estiver a preparar uma refeição com clima de piquenique e não tenha medo de arriscar só porque alguns frutos e vegetais lhe parecem quase impossíveis de partir – sim, estamos a pensar no ananás ou, até, na melancia. Muna-se de uma boa faca e siga as nossas dicas.


Melancia

cortar melancia

A melancia é um fruto delicioso e, sem dúvida, indispensável – em especial, no verão. Para conseguir partir mais facilmente a melancia, corte fatias grossas em forma circular, de uma ponta à outra do fruto. Depois, corte a casca de cada uma das fatias e fatie a polpa em pequenos cubos cortando transversal e longitudinalmente. Em alternativa, pode também cortar os círculos iniciais em triângulos, que serão muito simples de consumir.


Ananás

ananas

Se raramente compra um ananás inteiro – ou mesmo evita comprar ananás fresco porque acha que é impossível cortá-lo na perfeição -, atente nas nossas dicas: em primeiro lugar, deve ter uma faca muito bem afiada e de serra para conseguir tirar facilmente a casca e, depois, é só parti-lo ao meio e cortar pequenos cubos. Pode também optar por cortar palitos longos.


Pimento

cortar pimentos

Corte as pontas do pimento e, depois, faça um golpe de cima abaixo. Abra o pimento, retire as sementes e corte em palitos ou cubos.


Curgete

cortar curgete

Depois de cortar as pontas da curgete, faça um corte longitudinal num dos lados – apenas para conseguir assentar a curgete sem que ele rode. Depois, basta assentar essa parte na tábua e cortar fatias mais ou menos finas de curgete.


Couve-flor

couve-flor

Retire as folhas verdes da couve-flor, assente-a com a base numa tábua e depois corte-a em quatro rodelas grassas. Por fim, corte as bases grossas e terá a couve-flor pronta num instante.

Seguindo estas nossas dicas para cortar frutas e legumes que parecem impossíveis de lidar, tudo fica mais fácil e poderá fazer escolhas mais saudáveis e saborosas para uma excelente refeição, repleta de nutrientes, cores e muito sabor.

Veja também: