Publicidade:

4 dicas infalíveis para incutir o hábito de leitura nos seus filhos

Ninguém nega os benefícios da leitura. Porém, para criar o hábito de ler, é preciso incutir nas crianças o gosto por essa atividade, e o mais cedo possível.

4 dicas infalíveis para incutir o hábito de leitura nos seus filhos
Segredos para desenvolver o hábito de leitura nos seus filhos

O hábito de leitura traz benefícios infindáveis para a saúde e bem-estar, não só momentaneamente, mas sobretudo a longo prazo, ao proporcionar o desenvolvimento da imaginação e a possibilidade de criação de referências.

O sucesso profissional, também ele ligado à capacidade de bem comunicar, está, claramente, relacionado com bons hábitos de leitura, já que ler permite atualizar conhecimentos, expandir o vocabulário, desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de se expressar melhor.

Segredos para desenvolver o hábito de leitura nos seus filhos

Para beneficiar de todas estas vantagens, convém pôr as crianças a ler desde cedo. O desafio pode parecer imenso, sobretudo se pensarmos que o livro, comparado com um telemóvel, televisor ou tablet, é um objeto menos atrativo para as gerações mais novas. Mas a verdade é que vale a pena insistir, pois no que diz respeito ao desenvolvimento e saúde do nosso cérebro, nada melhor do que ler, de preferência regularmente.

Está cientificamente comprovado: as crianças de até seis meses cujos pais lhes lêem livros várias vezes por semana mostram habilidades de alfabetização mais fortes passados quatro anos, pontuação mais alta em testes de inteligência e conseguem melhores empregos do que os que não têm essa experiência.

Eis algumas maneiras de ser bem sucedido nesse desafio de criar o hábito de leitura nos seus filhos.

1. Liberdade de escolha: deixe os seus filhos lerem o que quiserem

Não estabelecer limites parece ser uma regra de ouro. Se queremos que os nossos filhos desenvolvam uma genuína paixão pela leitura, nada pior do que cair no erro de os moldar. Os nossos gostos não são necessariamente os deles, e deixá-los escolher espontaneamente é um primeiro grande passo para que estejamos perante verdadeiros aficionados pela leitura, para toda a eternidade.

2. Estabeleça uma hora de leitura

Por exemplo, entre as 21h e as 22h, toda a família se retira para um espaço da casa para ler. Convém ser uma zona onde não existam telemóveis, tablets ou computadores. Nada de distrações. Não obrigue os seus filhos a embarcarem nesse hábito logo à primeira. Institua esse hábito primeiro nos adultos, para depois com o passar do tempo, também os seus filhos desejem fazer o mesmo. E não espere que os seus filhos fiquem contentes em ir para o “cantinho da leitura” se os pais continuarem a ver TV ou agarrados ao telemóvel: o exemplo é mais persuasivo que qualquer ordem!

ler com criancas

3. Conte-lhes histórias desde cedo

Crie o hábito de ler em voz alta para os seus filhos durante o maior tempo possível, todas as noites, antes de adormecerem. As crianças normalmente adoram ouvir uma história na cama. Sentem um tipo de aconchego muito forte que dificilmente sentirão com o mesmo grau de intensidade na vida adulta. É uma boa oportunidade para lhes dar a conhecer as histórias que cresceram consigo. Além disso, continuar a ler juntos em voz alta, mesmo nas idades pré-adolescentes, abre caminho para ser mais fácil conversar com os seus filhos. É um momento mágico que é difícil de superar, porque… é mágico.

4. Crie livros para as histórias inventadas pelos seus filhos

Uma boa forma de os incentivar para a leitura e para a escrita, ou mesmo para a ilustração, é criar os seus próprios livros. Sim, isso mesmo. Incentive os seus filhos a inventarem histórias, grave-as ou (re)escreva-as, leve-as a uma tipografia, encaderne e transforme o resultado num livro. A sensação de orgulho que eles irão sentir ao terem a sua própria obra nas suas mãos, é algo que irá deixá-los realizados e com vontade de criar mais, e, consequentemente, de ler mais também.

Veja também: