8 hábitos das pessoas que têm sempre a casa limpa

Por mais que tente, parece que a sua casa nunca está limpa e organizada? Conheça aqui 8 hábitos das pessoas que têm sempre a casa limpa.

8 hábitos das pessoas que têm sempre a casa limpa
Discipline-se e torne a sua vida mais simples

Vamos dar-lhe a conhecer 8 hábitos das pessoas que têm sempre a casa limpa. Nunca lhe aconteceu chegar a casa de familiares ou amigos e dar consigo a pensar “mas como é que eles conseguem’”? É um facto que há pessoas que parecem conseguir ter sempre a casa limpa e organizada e não é como se passassem todo o seu tempo a fazê-lo.

Na verdade, estas pessoas têm um segredo: hábitos e rotinas. Se conseguir ser disciplinado e esforçar-se por manter estas rotinas com a frequência necessária, rapidamente se tornarão num hábito e a sua casa fica organizada sem quase se aperceber do esforço.

É claro que a maioria das pessoas não gosta de fazer limpezas, mas todos gostamos de chegar a casa ao fim de um cansativo dia de trabalho e ver tudo arrumado e limpo.

Hábitos das pessoas que têm sempre a casa limpa: o top 8

casa sempre limpa

1. Comece o seu dia fazendo a cama

Já diziam as nossas avós “cama feita, é meia casa arrumada”. E não é que é mesmo? Se não, faça a experiência: um dia saia de casa e deixe a cama por fazer e no dia seguinte deixe a cama feita. No final do dia, quando chegar, veja qual é a sensação com que fica: parece que no dia em que fez a cama, entrou noutra casa, arrumada e organizada.

É uma tarefa que leva dois minutos, apesar de parecer uma eternidade. Deixe a cama arejar enquanto trata dos pequenos-almoços e faz a sua higiene diária e antes de sair de casa, faça rapidamente a cama. Acredite que faz toda a diferença, mesmo no resto do seu dia, pois começa logo cedo a fazer algo de produtivo.

2. Arrume antes de sair

Não deixe roupas espalhadas ou calçado fora do armário. Usou uma caneca para o pequeno-almoço, coloque-a na máquina de lavar ou lave-a à mão. É, definitivamente, um dos hábitos das pessoas que têm sempre a casa limpa.

3. Limpe o balcão, o lavatório e a mesa

Enquanto lavava o rosto e os dentes molhou o lavatório e o balcão em volta? Passe um pano. Ao fazer o pequeno-almoço virou leite na banca, passe um pano. Caíram migalhas do pequeno-almoço na mesa? Limpe-a. São pequenos gestos, para os quais basta ter um pano à mão.

4. Lave roupa com mais frequência

Não deixe a roupa para lavar só ao fim-de-semana. A não ser que queira passá-lo em volta da máquina de lavar. Assim que tenha roupa suficiente para uma máquina, coloque-a a lavar. Não acumule.

5. Coloque o papel no local certo

Chegou imensa publicidade pelo correio? Recebe muita correspondência? Arquive-a pelo menos uma vez por semana. Separe o papel que não vai guardar para a reciclagem. Não acumule papel, porque quando se decidir a arrumar tudo, vai levar-lhe imenso tempo.

6. “Destralhe”

Seja roupa, seja outro tipo de objetos que tem acumulados em casa – “destralhe”. Se já não usa ou não precisa, ofereça a uma instituição ou a alguém que conhece e que sabe que precisa, ou coloque à venda online. Só não acumule em casa aquilo de que já não necessita.

7. Limpe o frigorífico

Uma vez por semana, faça uma revisão ao frigorífico. Veja o que está fora de prazo, o que abriu e já não pode ser consumido, alguma coisa que tenha entornado e precise de limpeza urgente. No nosso artigo sobre como limpar o frigorífico de forma simples e eficaz, tem dicas imprescindíveis.

8. Dê uma arrumadela às divisões mais usadas

Antes de se deitar, espreite as divisões da casa mais usadas e dê-lhes uma arrumadela. Nã precisa de se munir de balde, esfregona e aspirador. Nada disso. Basta arrumar uns brinquedos espalhados, um livro que ficou esquecido no sofá, uma chave que não ficou no chaveiro, uns sapatos que deviam estar no armário mas não estão. Enfim, preste atenção a pequenas coisas que no final fazem toda a diferença.

Veja também: