AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 hábitos de trabalho que irritam os colegas

Seja porque perturbam o bom ambiente laboral ou porque prejudicam o ritmo de trabalho estes são alguns dos hábitos de trabalho que irritam qualquer colega. 

4 hábitos de trabalho que irritam os colegas
Alguma vez pensou sobre os hábitos que mais o irritam ou quais podem estar a irritar os seus colegas?

Qualquer local de trabalho aloja diferentes personalidades e estilos de trabalho distintos. E mesmo que todos se esforcem para manter o bom ambiente há certamente certos hábitos de alguns colegas que conseguem deixar-lhe os “nervos em franja” e até você, mesmo sem se aperceber, pode ter alguns hábitos que provocam o mesmo efeito nos seus colegas. Já de seguida, deixamos-lhe alguns dos hábitos de trabalho mais irritantes.
 

4 Hábitos de trabalho para mudar

Por muito que todos os profissionais se esforcem para criar um bom ambiente no local de trabalho, nem sempre é fácil. E desta vez a culpa não é dos colegas “difíceis”, mas sim dos hábitos de cada um. Sim, é verdade. Certos hábitos de trabalho podem estar a levar os seus colegas (ou a si) “à loucura”. É o que diz o estudo realizado pelo Institute of Leadership & Management (ILM, em português o Instituto de Liderança e Gestão) e que envolveu mais de dois mil gestores britânicos. Segundo este estudo, algumas atitudes (muito simples) do dia-a-dia podem estar a mexer com os nervos de muitos profissionais e em certos casos podem mesmo prejudicar o ritmo de trabalho.
 

1. Chegar constantemente atrasado

Acredite que não serão apenas os seus colegas (ou você) a ficarem irritados. As suas chefias certamente também não vão ficar muito satisfeitas. Este péssimo hábito ocupa a posição cimeira do top dos hábitos de trabalho mais exasperantes. É fácil de ver porquê, além de ser uma falta de respeito para com os restantes colegas, atrasa toda a agenda do dia. 
 

2. Falar demasiado alto ao telefone ou ter o toque no volume máximo

Estamos a falar do espaço de trabalho onde se requer concentração. Ter um colega que fala muito alto ao telefone ou atende a chamada em alta-voz obrigando todos a ouvirem a sua conversa não é agradável e provoca distrações. O mesmo se aplica ao seu tom de toque. Pode até ser uma música que adora, mas isso não significa que todos tenham que a ouvir. Já ouviu falar em modo silencioso ou vibração? Use-os.
 

3. Faltas de higiene

Ter a sua secretária suja ou conspurcar materiais e equipamentos comuns é algo que ninguém vai gostar. Está num local de trabalho e ninguém tem que viver com a sua desorganização (isto sem falar que dá uma péssima imagem caso receba a visita das suas chefias ou de clientes, por exemplo). Curiosamente, outros estudos apontam que um dos hábitos mais odiados está relacionado com os espaços para almoço (refeitórios). Uma dica: se usar o micro-ondas assegure-se que o deixa utilizável e limpo para os seus colegas.
 

4. Trabalhar doente

Pode até achar que revela compromisso e empenho para com o seu trabalho, mas segundo o estudo do ILM, 34% dos inquiridos não acha muita piada à ideia. Afinal quem é que gosta de partilhar o espaço com alguém que está com uma gripe terrível (por exemplo) e sujeitar-se a apanhar o mesmo vírus?
 

E a si o que mais o irrita?

Terá muitos mais a apontar, mas descanse porque os seus colegas devem ter os seus à mão para incluir na lista também. Hábitos irritantes (uns mais do que outros) todos os profissionais têm os seus. Só precisa de estar disposto a reconhecê-los e, em nome do bom ambiente de trabalho, mudá-los.
 
Veja também: