5 hábitos simples para uma casa mais limpa

Manter a casa limpa sem ter muito trabalho parece quase impossível, certo? Para o ajudar vamos deixar-lhe os 5 hábitos para uma casa mais limpa. Siga-os e espante-se.

5 hábitos simples para uma casa mais limpa
Siga as nossas dicas diariamente e tenha uma casa sempre organizada

Há pequenas coisas que podemos fazer no nosso dia a dia que podem ter um grande impacto. É o caso destes 5 hábitos para uma casa mais limpa. Insira-os nas suas rotinas e vai ver que facilmente os vai adaptar sem sequer dar por isso e a sua casa e a sua mente vão agradecer.

Afinal, organizar a mente passa muitas vezes por organizar a casa. E disciplinar-se para manter pequenas rotinas em casa acaba por ser no fundo uma forma de se disciplinar noutras áreas da sua vida. Estamos cá para ajudar.

5 hábitos de todos os dias para uma casa mais limpa

1. Faça a sua cama

Organização gera organização. Se entra no seu quarto ao final de um cansativo dia de trabalho e a cama ainda está por fazer, muito provavelmente não a vai fazer nessa altura e a probabilidade de “lhe puxar as orelhas” para dar um jeito é maior.

E se é daquelas pessoas que precisa, e muito bem, de deixar a cama arejar antes de a fazer, então crie o hábito de se levantar, puxar para trás os lençóis, abrir a janela e enquanto faz a sua higiene matinal e se prepara a cama areja. Antes de sair de casa só precisa de 2 minutos e a cama está arrumada e, logo, o quarto também.

cama

2. Coloque cada objeto no seu devido lugar

É um facto que agora pega num livro, daqui a pouco uma caneta e um papel, depois uma caneca de café, em seguida um tubo de cola… no final, como trata de pequenos objetos, vai deixando pousados aqui e ali. Dois dias depois a sua casa está a verdadeira confusão e o tempo que vai perder para a organizar vai ser muito mais do que realmente necessitaria.

De cada vez que precise de determinado objeto, obrigue-se a ir colocá-lo de volta no devido lugar quando já não precisar dele. Mais uma vez é uma questão de disciplina e enquanto aí perde um minuto e dá um aspeto limpo e arrumado à sua casa, se os acumular fora do sítio vai ser uma verdadeira confusão.

3. Separe a correspondência

Todos os dias chega a casa e tem a caia de correio cheia. Desde publicidade a contas, cartas importantes e outras nem tanto, a vontade é mesmo chega a casa e atirar com tudo para um canto e depois vê, certo?

Errado. Comece por decidir se realmente precisa de toda aquela publicidade ou se manda tudo para o lixo. Se não precisa, então coloque um autocolante na caixa do correio a indicar que não quer publicidade – é afinal um direito que lhe assiste – e livre-se de papel desnecessário. O ambiente agradece.

De seguida, crie o hábito de separar imediatamente o correio por tipo e arquive de imediato tudo o que tiver a arquivar. Se acumular, já sabe, depois vai perder muito mais tempo.

4. Limpe enquanto cozinha

Esqueça lá acumular todos os utensílios e louças que vai precisando enquanto cozinha. No final de uma boa refeição ninguém quer ir lavar louça desnecessariamente. Enquanto vai cozinhando, vá lavando ou colocando na máquina da louça. Desta forma, quando terminar de cozinhar vai ter tudo muito mais organizado e, quando terminar de saborear o seu almoço ou jantar, já só terá mesmo a loiça da refeição.

5. Limpe o chão da cozinha

Limpe o chão da cozinha diariamente. É uma tarefa que lhe leva no máximo 15 minutos por dia e a sua cozinha vai estar sempre com um ar arrumado e muito fresco.

Veja também: