Tenha atenção a estes 6 hábitos que arruinam a pele

Fumar, usar maquilhagem e até usar demasiados cosméticos. Estes são alguns dos hábitos que poderá ter e que estão a destruir a sua pele.

Tenha atenção a estes 6 hábitos que arruinam a pele
Conheça os hábitos que estão a estragar a sua pele

Cuidar da nossa pele é tão fundamental como cuidar do nosso organismo. A pele não só nos protege dos agentes exteriores, como reflete o estado da nossa saúde interior e, muitas vezes, estamos a praticar hábitos que arruinam a pele sem que nos apercebamos ou tenhamos noção dos efeitos negativos que estes poderão transportar.

A pele está diariamente em contacto com agentes poluidores e outros, como a exposição excessiva ao sol, que, em conjunto, não trazem nada de benéfico à sua pele. É importante saber quais os hábitos que estão a prejudicar a saúde desta barreira natural e das gorduras naturais que lhe dão o aspeto radiante de que tanto gostamos.

Hábitos que mais arruinam a pele: o top 6

Fumar

Fumar é um clássico dos hábitos que arruínam a pele. É muitas vezes percetível, através do aspeto da pele da pessoa, se esta é ou não fumadora. Os efeitos do tabaco na sua pele são claros: a pele dos fumadores tende a sofrer de um envelhecimento precoce.

O contacto da pele com o fumo do tabaco provoca um aumento da vulnerabilidade das suas propriedades protetoras, causando o aspeto envelhecido e seco da pele.

Apanhar banhos de sol em excesso

Não queremos que deixe de ir à praia ou a uma esplanada. Só aconselhamos a que o faça com moderação e sempre protegida por um protetor solar, até porque não convém descartar os benefícios da vitamina D para o nosso organismo.

A exposição excessiva da sua pele ao sol, para além de provocar queimaduras – os tão conhecidos escaldões – provoca também o seu envelhecimento precoce e consequente aparecimento de rugas e manchas.

Tomar banho com água muito quente

Nos meses frios sabe bem chegar a casa depois de um dia exaustivo e tomar um duche com água quente para aquecer o corpo e a alma.
No entanto, saiba que este é um dos hábitos que arruína a pele: água muito quente não só seca a pele, como remove a sua gordura natural.

Dormir com maquilhagem

Sempre que usa maquilhagem, está a impedir que a sua pele respire. Logo, por si só, o uso de maquilhagem no rosto representa um dos hábitos que arruinam a pele. Quantas mais horas tiver a maquilhagem no rosto, pior.

dormir com maquilhagem

Dormir com a maquilhagem é outro dos grandes erros de quem quer ter uma pele limpa e radiante. Tornando-a num hábito, esta prática pode provocar-lhe o indesejado acne.

No entanto, também deve readaptar os seus hábitos quando retira a maquilhagem: faça-o usando unicamente água e uma toalha. Para remover maquilhagem à prova de água, use um desmaquilhante à base de óleo, mas só quando for o caso!

Não mudar com regularidade a fronha da sua almofada

Quem se lembra da fronha quando pensa nos cuidados a ter com a saúde da pele? Tem mais relevância do que se julga.

É durante a noite que há uma renovação das células que compõe a barreira protetora da pele, havendo consequentemente uma eliminação e libertação das células mortas que se vão acumulando na fronha da almofada. Ao permanecerem na fronha, atraem bactérias que podem provocar acne.

Usar demasiados cosméticos

Leu bem: “usar demasiados cosméticos” está incluído na lista de hábitos que arruinam a pele.

No que toca aos cosméticos, menos é mais. Quem o diz é Yael Adler, dermatologista alemã e autora do livro “O Fascinante Mundo da Pele”. Esta defende que adotar demasiados cuidados com a nossa pele e usar cosméticos perfumados está a arruinar a nossa pele. O ideal será optar sempre por produtos sem perfume, parabenos e colorantes.

Na hora de lavar a cara, faça-o usando apenas água. Os sabonetes e os cosméticos de limpeza vão remover as barreiras e a gordura natural da pele, abrindo a porta aos fungos e bactérias que nela se queiram instalar.

Veja também: