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7 hábitos que nos impedem de dormir bem

Stress, preocupações e um estilo de vida agitado fazem parte da lista de itens que podem atrapalhar o sono. Descubra alguns truques para dormir bem, já esta noite!

7 hábitos que nos impedem de dormir bem
Para dormir bem todas as noites tem de parar já com estes hábitos

Uma boa noite de sono é fundamental para manter a qualidade de vida, quer para o corpo descansar e recuperar energias, quer para uma boa saúde emocional, sem esquecer que é durante a noite que o cérebro assimila e processa as informações que recebeu durante o dia. Mas nem sempre é fácil dormir bem… Mesmo quando nos sentimos cansados, esgotados até. 

Chega a hora de descansar e o sono simplesmente teima em não chegar. Já parou para pensar que poderá estar a sabotar-se a si próprio? Apresentamos-lhe 7 hábitos nocivos que o impedem de dormir bem. Evite-os e garanta uma noite relaxada, para acordar com energia e boa disposição a cada dia.

 

TERMINE COM ESTES 7 HÁBITOS E APRENDA A DORMIR BEM​

Aparelhos electrónicos perto da cama

Se é habitual ter o telemóvel e/ou o tablet perto da cama, esqueça! Coloque-os bem longe, pois além de estimular a mente e fazer com que perca o sono respondendo a mensagens ou visualizando as redes sociais, a própria iluminação destes equipamentos é demasiado forte, sendo um grande impedimento para dormir bem.
 

Nem todos os chás são adequados para dormir bem

O hábito de tomar um chá quente antes de dormir pode ser altamente relaxante. Contudo, tem obrigatoriamente que evitar: chá-mate, preto, verde ou branco. Estas ervas são ricas em cafeína, logo, ao invés de descontrair, estão a estimular o corpo e o cérebro. Deve apostar em infusões tranquilizadores como camomila e cidreira.
 

Exercício físico antes de dormir

Já todos sabemos da importância do exercício físico para a manutenção de um estilo de vida saudável. Contudo, a sua prática antes da hora de descanso vai impedir que consiga dormir bem, na medida em que a atividade física intensa pode provocar picos de adrenalina, que devem ser evitados antes de relaxar e descontrair.
 

Doces só durante o dia

Alimentos que promovem oscilações repentinas da glicemia e prejudicam a qualidade do sono também devem ser evitados momentos antes de ir para a cama. Lamentamos informar, mas vai mesmo ter que se manter afastado daquela bolachinha ou chocolate se quiser dormir bem.
 

Trabalhar por turnos

Talvez este seja o hábito mais difícil de mudar. Muitos portugueses trabalham por turnos, nunca chegando a ter um horário mais ou menos fixo para adormecer ou acordar. Mas esta quebra de rotina é altamente impeditiva para dormir bem. 
 

Beber álcool antes de dormir

Pelo menos até 4 horas antes de ir para a cama deve mesmo evitar ingerir bebidas alcoólicas. Não se deixe enganar pelo efeito inicialmente relaxante, porque assim que o seu organismo processar a bebida, as moléculas de álcool podem provocar despertares nocturnos e potenciar o aparecimento de problemas como apneia do sono. 
 

Não fume, pela sua saúde e pelo seu sono!

Além de trazer diversos prejuízos para a saúde, o cigarro é um estimulante e, como tal, impede-o de dormir bem. Se ainda não conseguiu abandonar este hábito por completo, evite-o pelo menos até 3 horas antes do período de descanso.
 
 

UM PEQUENO TRUQUE PARA DORMIR BEM

Conhece o exercício de respiração “4-7-8”? Trata-se de uma técnica completamente natural, que o vai fazer adormecer em pouco tempo, implementada e comprovada pelo Dr. Andrew Weil, da Harvard Medical School, EUA. É realmente muito simples:
  1. Coloque a língua no céu da boca, com a ponta colada nos dentes da frente
  2. Feche a boca, inspire pelo nariz e conte até quatro
  3. Sustenha a respiração por sete segundos
  4. Expire todo o ar pela boca até contar mentalmente até oito 

Resultou?

Pelo menos 20% dos portugueses tem dificuldades em dormir bem, números revelados recentemente por Joaquim Moita da Associação Portuguesa do Sono, que aponta ainda a ansiedade relacionada com problemas financeiros e laborais como uma das principais causas para as noites em claro.

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