8 hábitos que podem melhorar a visão

Cuidar da visão é um hábito que deve ser estimulado sempre. Veja o que pode fazer para melhorar a saúde dos olhos.

8 hábitos que podem melhorar a visão
A saúde dos olhos é muito importante

Cuidar da visão deveria ser um hábito diário, e existem pequenas atitudes do quotidiano que podem ajudam a reduzir os riscos de infeções, doenças degenerativas e até cegueira. Mudanças na alimentação, como evitar o consumo de sal, são fáceis de incorporar e podem ser decisivas para a saúde dos olhos.

8 hábitos que podem melhorar a visão

Use sempre óculos de sol

A relação entre a luz solar e o aparecimento de danos causados pelos raios UV é considerada intrínseca. Pesquisas feitas com pescadores do estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América, mostraram que aqueles que usavam algum tipo de proteção ocular contra a luz do sol apresentavam menos danos na córnea de um modo geral. E, por isso, também tinham menos probabilidades de desenvolver algum tipo de doença degenerativa ou perda da visão.

sun

O conselho dos médicos é unânime: use óculos de sol sempre que sair de casa, ainda que esteja nublado. Grande parte da radiação não é percetível ao olho humano, mas continua a causar danos. Nos dias de verão, quando a incidência dos raios UV aumenta, complemente a proteção com o uso de um chapéu.

Inclua folhas verdes na ementa

spinach

Folhas verdes como couve, espinafre e agrião são ricas em luteína, substância que pode ajudar a evitar o desenvolvimento tanto de cataratas quanto de doenças degenerativas. Para quem já possui alguma destas condições, ou procura por hábitos que podem melhorar a visão, a luteína é um dos nutrientes que auxilia no retardamento das doenças já existentes.

Coma peixe

Um estudo de Harvard apresentado em 2003 a médicos pesquisadores avaliou a dieta de mais de 30 mil mulheres. A pesquisa comprovou que aquelas que consumiam menos peixe, e consequentemente menos ómega 3, tinham mais probabilidades de desenvolver problemas relacionados com a visão. A lista incluía até os peixes enlatados.

fish

Caso seja vegetariano, esteja preocupado com a contaminação de mercúrio ou apenas não goste desta proteína animal, o mesmo tipo de nutriente existe no formato de pílulas de suplementação alimentar.

Cuidado com a tensão arterial

arterial

As duas maiores causas da cegueira são a tensão arterial alta e a diabetes. Ambas as condições danificam os vasos sanguíneos, inclusive os relacionados com os olhos.

Verifique a sua maquilhagem

makeup

Além de evitar dormir com a maquilhagem, o que faz mal para a pele e acumula resíduos nos olhos, é importante estar atento ao prazo de validade de produtos como as máscaras de pestanas, lápis e sombras. As mucosas dos olhos são extremamente sensíveis, e a tendência é que a maquilhagem acumule pó e ácaros. Caso o produto não possua a data de validade e não esteja com aparência ou cheiro diferente do normal, procure trocá-lo a cada 6 meses.

Troque as toalhas regularmente

towel

Toalhas de banho e de rosto nem sempre secam como deveriam. Por isto, são consideradas um ambiente convidativo para os germes e as bactérias. Se quer evitar infeções como a conjuntivite, troque as toalhas semanalmente e evite assim maiores problemas.

Tome multivitamínicos

Faça do uso dos multivitamínicos um hábito, como escovar os dentes. Estudos demonstram que a suplementação vitamínica de elementos como o zinco pode ajudar a reduzir as probabilidades de perda de visão relacionada com a idade.

vitamins

Para a prevenção das cataratas, principalmente nas mulheres, os especialistas recomendam o suplemento de vitamina C. No entanto, antes de consumir qualquer tipo de suplementação alimentar, consulte o seu médico. Muitos nutrientes conseguem ser ingeridos na dose certa apenas através de uma dieta equilibrada.

Direcione a ventilação para longe dos olhos

drive

No carro ou em casa, evite ter o ar-condicionado ou o aquecedor direcionado para a face. Essa ventilação acaba por ressecar demasiado os olhos e a falta de lubrificação das córneas pode causar abrasões severas e até cegueira, se não for tratado corretamente. Caso não abra mão de ter o ar direcionado para o rosto, use óculos de sol sempre que possível, de maneira a formar um escudo protetor.

 Veja também: