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Hidratos de carbono: 6 alimentos saudáveis que vai querer conhecer

Está de dieta e vai eliminar os hidratos de carbono? Não precisa, veja a lista de 6 hidratos de carbono que constituem alimentos saudáveis.

Hidratos de carbono: 6 alimentos saudáveis que vai querer conhecer
Saiba escolher os hidratos “bons”!

Existem diferentes tipos de hidratos de carbono. Se alguns, quando consumidos regularmente e em grandes quantidades, aumentam o risco de doenças como diabetes, pressão arterial alta e problemas cardíacos, existem outros que até promovem a saúde!

Os hidratos de carbono simples, são provenientes, por exemplo, do pão branco, arroz branco, doces, refrigerantes e outros alimentos processados. Podem contribuir para o aumento de peso e impedir uma perda de peso eficiente. Além disso, como são facilmente digeridos, rapidamente volta a sentir sensação de fome.

Já os hidratos de carbono complexos, como cereais integrais, feijões, frutas e legumes, têm o efeito exatamente contrário, promovendo uma boa saúde. O nosso corpo necessita de hidratos de carbono para ter energia para as atividades do dia a dia e para o funcionamento correcto dos órgãos.

Estes hidratos de carbono são alimentos saudáveis e constituem uma excelente fonte de vitaminas, minerais essenciais, fibras e fitonutrientes importantes. Conheça a lista destes 6 alimentos saudáveis que deve incluir na sua dieta, claro está, com moderação.
 

Hidratos de carbono: 6 alimentos saudáveis


1. Aveia

aveia

A aveia é uma excelente opção de alimento e é também extremamente versátil! Papas de aveia, aveia com iogurte, aveia ao natural, misturada em granola...as opções são infindáveis. Está comprovado que estes hidratos de carbono são alimentos saudáveis e que podem, inclusivamente, baixar os níves de açúcar no sangue, diminuir o colesterol e melhorar o sistema imunitário.

Além disso, a aveia possui muita fibra e as vitaminas B1, B2, B3, E, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo, selénio e potássio.

Claro que não vale adicionar açúcar!
 

2. Batata doce

batata

A batata doce é um excelente subsituto da batata normal e são digeridas de forma mais lenta graças ao seu alto teor de fibra. Se combinada com uma pitada de canela, promete ter efeitos de controlo nos níveis de glicose!

É também uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B6, potássio, fósforo, e magnésio.

Aposte nuns snacks de batata doce. Vai ficar saciado e o seu sabor adocicado vai diminuir aquele seu desejo por chocolate!

 

3. Grãos integrais

graos

As opções são várias: trigo, aveia integral ou quaiquer outros cereais que sejam integrais na sua composição. Os cereais granola são também são uma boa opção para começar o dia com muita energia!

 

4. Quinoa

quinoa

A quinoa é rica em fibras e tem mais proteína do que os outros cereais. Com cerca de 60% de hidratos de carbono, não sendo exatamente um cereal, ela é utilizada na substituição de cereais em todas as suas vertentes (refeições principais, sobremesas, bolachas, pães, bebidas). Uma excelente alternativa aos ditos arroz e massa ou até para completar uma salada!

Além disso, é apta para celíacos (não tem glúten) e é bastante saciante. Possui vitamina B1, B2 e B6, ácido fólico, manganês, magnésio, zinco e potássio.
 

5. Feijão

feijao

O feijão é muitas vezes visto como o “vilão” pelo seu elevado valor calórico. Mas estes hidratos de carbono são alimentos saudáveis e muito importantes para a sua saúde. Os feijões são importantes fornecedores de aminoácidos, ferro, magnésio, cálcio, cobre, zinco e vitamina B.

 

6. Frutos silvestres

frutos

Da mesma forma que referimos os frutos silvestres, podíamos falar na verdade de qualquer outra fruta, pois todas elas possuem mais ou menos hidratos de carbono que são alimentos saudáveis para si. Todos os dias devemos ingerir pelo menos 3 peças de fruta, preferencialmente inteiras (não em sumo).

Falamos dos frutos silvestres (framboesas, amoras, mirtilos, groselhas, morangos) pois além dos benefícios semelhantes a todas as outras furtas, eles estão carregados de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

Além disso, o seu consumo está associado à prevenção do declínio cognitivo, do cancro, obesidade, doenças cardiovasculares e stress.

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