História da Madeira: a ilha que apaixonou o mundo

Portugueses e estrangeiros, ninguém nega as qualidades da pérola do Atlântico. Mas para perceber os seus encantos confira o início da história da Madeira.

História da Madeira: a ilha que apaixonou o mundo
A Madeira é um dos destinos mais apreciados

A história da Madeira começa em 1419 e tem três navegadores portugueses como protagonistas: Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco em 1419, que lhe deram o nome, devido à quantidade daquela matéria-prima.

A colonização começou seis anos depois e, gradualmente, foram introduzidas algumas culturas agrícolas, que rapidamente conferiram à região uma notória prosperidade económica. Assim, na segunda metade do século XV, a cidade do Funchal já se tinha tornado num porto de escala obrigatório para as principais rotas comerciais europeias.

vista madeira

Fonte: Estrelícias, flores típicas da região/Turistrevo

Os séculos XVII e XVIII ficaram marcados pelo aparecimento do vinho da Madeira e nos seguintes a história da Madeira fica marcado pelo desenvolvimento turístico, principalmente, devido às qualidades terapêuticas naturais da ilha.

Ver pacotes de férias da TopAtlântico para a Madeira >>

O “ouro branco” da Madeira

cana acucar madeira

No século XV, a Madeira inicia o cultivo da cana-de-açúcar, importada da Sicília pelo Infante D. Henrique e este fator ajudou a que a capital da Madeira, o Funchal, se tornasse num centro comercial de excelência, frequentado por comerciantes de várias nacionalidades. Isto fez com que a Madeira atraísse e ali se fixassem aventureiros e comerciantes das mais diversas origens, principalmente, vindos de Itália e Espanha.

Até à primeira metade do século XVI, a Madeira era um dos principais mercados do açúcar do Atlântico, todavia, várias razões levaram ao declínio deste ciclo que se deslocou para outros mercados europeus e mundiais que colocaram a Madeira para segundo plano.

Como nasceu o vinho da Madeira?

vinho da madeira

O vinho da Madeira tem marcado a história da região e tem hoje reputação internacional

Com o declínio da produção de açúcar no final do séc. XVI, substituíram-se os canaviais por vinhedos, dando origem ao chamado “ciclo do vinho”, que adquiriu fama e proporcionou o aparecimento de uma nova classe social na região: a burguesia.

A Madeira foi ganhando fama e, com isso, cada vez mais se notava a presença de mercadores ingleses que, progressivamente, tomaram conta do importante comércio vinícola insular. Esse período de crescimento e desenvolvimento apenas sofreu um entrave no séc. XIX, altura em que duas grandes epidemias atacaram as videiras madeirenses, causando perdas significativas.

Para contornar esta situação e garantir o negócio do vinho, os viticultores optaram pela plantação de castas mais resistentes, que eram de qualidade inferior.

O início do turismo da Madeira

madeira casa santana

Fonte: Casas típicas de Santana/Yellow Bus Tour

No século XIX, a maioria dos visitantes pertencia à burguesia. Por ali não faltavam aristocratas, príncipes, princesas e monarcas que, apaixonados pelas belezas naturais da Madeira, foram encontrando formas de potenciar a região, nomeadamente, com a implementação do interesse pela botânica, que conduziu à introdução de novas plantas adaptadas ao clima da Madeira.

Consequentemente, o principal porto e a cidade do Funchal deixaram de monopolizar a atenção dos viajantes: os passeios a pé e a cavalo e de rede permitiram outras incursões até ao interior verdejante da ilha. O que, por sua vez, levou a uma necessidade de criação de infraestruturas de apoio no interior, com estalagens e melhoria das acessibilidades.

Estavam dados os primeiros passos para o que o turismo começasse a ser um dos setores mais importantes da economia madeirense. Surgiu a necessidade de produção de guias informativos para os visitantes, tendo o primeiro sido criado em 1850, focando elementos sobre a história, a geologia, a flora, a fauna e os costumes da ilha.

No que toca às infraestruturas hoteleiras, os ingleses e os alemães foram os primeiros a acreditar no projeto e a lançar as bases para a construção da rede hoteleira da Madeira.

Se ficou com vontade de visitar e descobrir todos os encantos da Madeira, consulte as ofertas especiais TopAtlântico. Saber mais >>

Veja também: