Há hobbies que ficam bem no CV? Não há resposta certa para esta questão. Se há recrutadores que adoram detalhes extra, outros preferem ir diretos ao percurso académico e profissional.
Mas o que é certo é que há muitas situações em que um hobbie pode acrescentar valor ao seu currículo e fazê-lo sobressair entre dezenas de outros, pela positiva.
Porquê? Porque para além das suas qualificações e experiências profissionais, os seus hobbies revelam mais sobre a sua personalidade. Estes detalhes extra podem mostrar que tem competências para assumir uma determinada função, tornam o seu currículo mais único e dão-lhe até tema de conversa durante uma possível entrevista.
Tenha em atenção que o uso de hobbies no currículo faz mais sentido para quem acabou de se formar, ou para quem tem falta de experiência profissional, e que não deve inventar atividades de lazer para preencher este espaço. Se o seu percurso já é demasiado extenso, talvez seja melhor não os incluir.
Fique com esta lista de hobbies que ficam bem no currículo, mas não se esqueça que o segredo é só um: adaptar o conteúdo do seu CV ao emprego a que se candidata.
Hobbies que ficam bem no currículo
Fotografia
Se está a candidatar-se a uma vaga como diretor criativo ou no marketing digital, dizer que gosta de fotografia e até tem algum jeito para a coisa, demonstra que é criativo e paciente.
Vídeo
Saber lidar com o formato vídeo, num mundo cada vez mais digital, também pode fazer de si um candidato mais apelativo. Além disso mostra que é preciso e focado, caraterísticas-chave para muitos postos de trabalho.
Viajar
Sempre que tem um tempinho livre e um dinheiro extra dedica-se a viajar? Este é um dos hobbies que ficam bem no currículo. Mostra que não tem medo de se aventurar e experienciar coisas novas.
Desportos de resistência
É maratonista? Ciclista? Pratica triatlo? Se quer mostrar ao empregador que é dedicado, tenaz, persistente e que não foge a um desafio deve incluir estes hobbies no CV.
Desportos de equipa
Qualquer desporto que pratique em equipa – futebol, basquetebol, andebol, polo aquático – vai demonstrar isso mesmo: que sabe trabalhar em equipa. Se for capitão, ainda melhor. O recrutador vai gostar de saber que tem espírito de liderança.
Desportos radicais
É mais adepto de desportos radicais? Costuma passar os fins-de-semana a saltar de paraquedas ou a correr ultramaratonas? Então é alguém que gosta de superar os seus medos e limites, é disciplinado e não teme o desconhecido, além de saber calcular riscos. Traços importantes se está a candidatar-se a um cargo de liderança.
Programar
Costuma programar nas horas livres ou anda a tirar um curso online para aprofundar conhecimentos nessa área? Se está a candidatar-se a um trabalho na área das novas tecnologias isso pode ser uma mais-valia no seu currículo.
Palavras cruzadas e xadrez
À primeira vista estes podem parecer hobbies que devem estar a léguas de um currículo. Mas o certo é que são duas actividades que demonstram a sua capacidade de pensamento analítico ou estratégico e que é capaz de resolver problemas.
Yoga
Os praticantes de Yoga têm grande capacidade de ficar calmos e manter o controlo. Se está a candidatar-se a um emprego que exija saber trabalhar sob pressão, essas caraterísticas podem ser valorizadas.
Voluntariado
Voluntariado: este é daqueles hobbies que ficam sempre bem no currículo. Se dá parte do seu tempo para ajudar os outros, seja de que maneira for, isso vai demonstrar que é bondoso, apaixonado e que é capaz de sentir compaixão pelos outros.
Veja também: