6 hobbies rentáveis que valem a pena

Há hobbies rentáveis que talvez já faça para ocupar os seus tempos livres. Conheça alguns exemplos, e saiba como os pode monetizar.

6 hobbies rentáveis que valem a pena
Com algum empenho e criatividade, pode vir a faturar muito

Aquilo que faz por prazer nos seus tempos livres pode vir a trazer-lhe alguns euros extra para a carteira ou até tornar-se num negócio viável, desde que realmente seja bom no que faz. Há dezenas de hobbies rentáveis, e neste artigo vamos dar-lhe apenas alguns exemplos de hobbies que, com criatividade e prazer, ajudam a rechear a conta bancária.  

Alguns destes exemplos de hobbies rentáveis podem também vir a tornar-se em negócios de sucesso – pode ganhar a vida a fazer aquilo de que gosta  


6 hobbies rentáveis que ajudam a encher a carteira


1. Fotografia

Quase todos os smartphones têm boas câmaras hoje em dia, e apesar de a maior parte das fotografias irem parar ao Instagram, existem sites onde podem ser vendidas a troco de dinheiro (como o Foap e o Shuttestock). Além destes sites, se tiver uma excelente câmara é possível ainda fazer pequenos serviços como freelancer, e ser pago para tirar fotos em eventos.  



2. Desenho

Tal como são necessárias excelentes fotografias, são também necessários excelentes desenhos. Se tem jeito para a coisa ou muita criatividade, pode publicitar os seus desenhos através de redes sociais como o Instagram e o Pinterest, ou outros sites como o DeviantArt para vir a receber algum dinheiro quando estes forem comprados.  

Um empresário de renome, Neil Patel, chegou a pagar dezenas de dólares por um desenho de abacates para ajudar a publicitar o seu negócio online – tal é o potencial de um desenho criativo.    



3. Cozinha

São inúmeras as histórias de pessoas com talento na cozinha que começaram por fazer festas de amigos, e acabaram com a conta bancária recheada. Desde que saiba o que está a fazer quando está atrás do fogão, pode propor uma parceria a um restaurante ou café local, ou pode até fazer serviços de catering para possíveis clientes – comida caseira tem sempre muito sucesso.
   


4. Artes manuais

Se já aderiu à moda do “faça você mesmo”, aderiu também a uma possível fonte de rendimento. Com alguma criatividade consegue criar artigos únicos – como carteiras ou capas de telemóvel personalizadas - que pode vir a vender através da internet.  Por serem artigos feitos à mão pode vendê-los a preços relativamente elevados, o que ajuda a fortalecer o orçamento mensal.  



5. Vídeos

Plataformas como o YouTube e o Vimeo fizeram não só com que a criação de vídeos fosse um de muitos hobbies rentáveis que existem, mas com que pudesse até ser uma profissão muito bem paga. É possível monetizar vídeos nestas plataformas, e a rentabilidade dos mesmos depende do quão populares são. As estrelas mais populares nestes sites conseguem ter públicos enormes, o que as ajuda a conseguir faturar milhões por ano.  



6. Caçar pechinchas

Alguma vez deu por si à procura de promoções e excelentes negócios? Passar algumas horas em lojas, online ou offline, à procura de pechinchas é um de muitos hobbies rentáveis que pode vir a praticar, pois tanto pode vir a poupar muito, como pode vender certos artigos que encontra a preços reduzidos.

Veja também: