Home Theater em casa: tudo que precisa de saber

Ter um Home Theater em casa permite ter noites de cinema inesquecíveis. Nós dizemos-lhe tudo o que precisa de saber!

Home Theater em casa: tudo que precisa de saber
Leve o cinema para casa

A tecnologia evoluiu bastante e, hoje, já é possível ter um Home Theater em casa sem gastar muito dinheiro. Quem tem um, diz que é incapaz de viver sem ele. A experiência de quem se coloca à frente da televisão é completamente diferente! Um ambiente imersivo, um som bastante detalhado e fidedigno… quase que nos sentimos parte daquilo que estamos a ver!


Vale a pena ter um Home Theater em casa?

Essa é uma pergunta à qual não podemos responder por si. Será que vale a pena ter um Home Theater em casa? Pense na utilização que lhe pode dar. Gosta de ouvir música? Um Home Theater permite ouvir música. Gosta de ver filmes e séries? Um Home Theater pode melhorar a sua experiência. Gosta do ambiente criado no cinema e gostava de ter um pequeno cinema em casa? Home Theater!



Barras, HTiB ou Modular

Se não pretende gastar muito dinheiro e não tem muito espaço na sua sala, pode sempre optar uma barra. Esta Sound Bar pode poupar-lhe dinheiro, espaço e trabalho. Basta coloca-la por debaixo da televisão ou pendurada na parede. Regra geral, estas vêm acompanhadas por um Subwoofer por causa dos sons mais graves. 

O sistema HTiB (Home Theater in a Box) é mais complexo e costuma oferecer uma experiência 5.1, ou seja, 5 colunas e 1 Subwoofer. Regra geral, as colunas são dispostas da seguinte forma: duas ao lado da TV, duas atrás do utilizador e uma central em cima ou por baixo da televisão. Hoje em dia já existem os sistemas 7.1, com mais duas colunas que devem ser colocadas lateralmente.

O sistema modular caracteriza-se por ter o receiver (o componente central do sistema) separado de tudo o resto. Isto permite que o utilizador escolha as colunas que prefere, oferecendo-lhe a oportunidade de optar por produtos diferentes da marca do receiver.



Como tirar o máximo de partido do seu Home Theater em casa?

Seria um pouco complicado explicar-lhe como é que pode tirar o máximo de partido do seu Home Theater. Felizmente, encontrámos umas imagens bastante elucidativas para quem pretende optar por um sistema 5.1 e para quem prefere um sistema 7.1.

O subwoofer é outra peça essencial porque são os sons graves que acabam por preencher o cenário e por tornar a sua experiência ainda mais imersiva. Deixe-o no chão e procure coloca-lo numa posição onde ele não faça muito eco nem seja muito abafado.

Veja também: