Homebanking: o banco à distância de um clique

Saiba tudo sobre homebanking: O que é o homebanking? Quais as vantagens do homebanking? As operações realizadas são seguras?

Homebanking: o banco à distância de um clique
Tudo sobre Homebanking

O que é o homebanking?

O homebanking consiste num serviço prestado pelos bancos que permite efectuar operações financeiras, como sejam pagamentos ou outro tipo de transacções, através da internet acedendo a uma página segura do banco.

 

Quais as vantagens do homebanking?

O serviço online banking tem como principais vantagens:

  • a facilidade de acesso;
  • flexibilidade de horários;
  • comodidade.

 

Através do banco virtual poderá efectuar várias operações financeiras fora do horário de atendimento, a partir de qualquer local de forma cómoda e segura, evitando filas de espera nos balcões de atendimento presencial, desde que tenha acesso a um computador com ligação à internet.

 

É necessário instalar no meu computador algum programa informático específico para utilizar o homebanking?

Não é necessário instalar nenhum software ou hardware no seu computador para poder utilizar o homebanking. Normalmente são utilizados os navegadores Internet Explorer ou o Mozilla Firefox, no entanto, qualquer ligação à internet é suficiente.

 

As operações realizadas através do homebanking são seguras?

As interfaces do homebanking são consideradas páginas seguras, pois a informação partilhada é encriptada, o que não permite que terceiros tenham acesso à mesma. No entanto, existe sempre a possibilidade de hackers conseguirem aceder a computadores pessoais vulneráveis e interceptarem o código de acesso.

Como a protecção por autenticação de palavra-chave simples não é suficientemente segura, a maior parte dos serviços homebanking impõem um nível de segurança maior.

 

Existem várias formas de proceder à autenticação dos dados, contudo o método mais utilizado pelos bancos virtuais é o uso de números de transacção (TransAction Numbers), através dos códigos de uso único, ou seja, senhas que permitem a autenticação de dados exclusivamente uma vez.

 

Outro dos métodos utilizados é o uso de duas senhas de acesso, contudo este procedimento é considerado menos seguro que o anterior. Existe ainda a opção da utilização de cartões equipados com um chip capazes de produzir senhas únicas do cartão ou a utilização de certificados digitais que permitem assinar ou autenticar as operações financeiras efectuadas.

 

A utilização do homebanking é vulnerável a fraudes?

Muitos clientes não utilizam o homebanking pois duvidam da segurança do serviço e presumem, erradamente, que é bastante vulnerável a fraudes.

Como referimos anteriormente, não há medidas 100% seguras, contudo, a quantidade de vítimas de fraude relativa ao uso do homebanking, devido à responsabilidade do banco, é reduzida face às operações bancárias convencionais.

 

Este serviço pode considerar-se inseguro apenas quando é efectuada uma utilização descuidada por parte dos usuários. Consulte as nossas dicas para uma utilização segura do homebanking.

 

Alguns bancos que dispõem de serviço bancário online para os seus clientes:

 

Veja também: