PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Descubra a hora certa para beber café

Estudos indicam que a escolha do momento ideal para ingerir a bebida vai ter influência directa no seu desempenho ao longo do dia. 

Descubra a hora certa para beber café
Sabe que há uma hora certa para beber café?

Para muitos portugueses, sobretudo os que integram o mercado de trabalho, é um ritual matinal sagrado. O dia só começa a sério depois do primeiro café. Sem ele nada feito. O problema é que se não for a hora certa para beber café, os efeitos podem ser precisamente os opostos ao pretendido. Se quer fazer da cafeína uma aliada, então esteja atento ao que lhe vamos contar.

Os youtubers canadianos Gregory Brown e Mitchell Moffit (Ciências Biológicas pela Universidade de Guelph, no Canadá) trouxeram de novo à baila o assunto. A verdade é que um estudo de 2013, da autoria de Steven Miller, um doutorado em Ciências da Saúde, pela Universidade Militar de Bethesda (EUA), já afirmava que a ingestão da cafeína deveria seguir um horário.


Qual a hora certa para beber café?

Em termos práticos, tudo está relacionado com uma hormona chamada cortisol, também conhecida como a hormona do stress, que nos ajuda a regular o ‘relógio biológico’. Quando acordamos, a produção desta hormona aumenta, atingindo o seu pico entre as 8h e as 9h. Logo, nesta altura a nossa capacidade de alerta e concentração é maior.

cafe

Tomar o seu querido cafezito neste período de tempo, não acrescenta nada. Aliás, ingerir cafeína nesta altura terá pouco impacto, porque o nosso corpo já está a produzir substâncias que nos mantêm despertos. É um facto que o cortisol diminui a eficácia da cafeína e o café não tem efeito cumulativo. Aliás, até poderá ser contraproducente.

O ideal será mesmo adiar o primeiro café do dia para depois das 9h30 e até às 11h30. Para quem dorme até mais tarde, a solução será só beber a seguir a um dos dois outros picos de cortisol no organismo. Assim, nada de cafeína entre as 12h e as 13h e entre as 17h30 e as 18h30. Tome nota na sua agenda para não se esquecer.

A regra não é exclusiva do café e também se aplica a outras bebidas que contenham cafeína. E como todas as regras há excepções. Somos todos diferentes, pelo que a produção hormonal varia de pessoa para pessoa. Tanto pode ser ‘certinha’ como irregular. O nosso conselho é que faça o teste e descubra qual é a sua hora certa para beber café.

Veja também: