Descubra 8 dos melhores hotéis com espírito de vindima

Fazer uma escapadinha em hotéis com espírito de vindima é um excelente programa para esta altura do ano. Saiba onde vale a pena viver esta tradição.

Descubra 8 dos melhores hotéis com espírito de vindima
Faça uma escapadinha de outono especial

Portugal está cada vez mais na rota de quem aprecia vinhos de qualidade. Há excelentes zonas demarcadas um pouco por todo o país, cuja oferta de enoturismo tem vindo a aumentar. Descubra neste artigo os melhores hotéis com espírito de vindima e prepare-se para uma escapadinha deliciosa de outono.

Hotéis com espírito de vindima: 8 sugestões a não perder


Solar de Serrade, Monção

Solar de Serrade, Monção

Comecemos pelo Norte e pelos vinhos verdes, com destaque para o conceituado Alvarinho. Se é apreciador desta casta, uma estadia por esta altura no Solar de Serrade será uma experiência verdadeiramente especial.

Trata-se de uma bonita casa senhorial do século XVII, rodeada de jardins e de vinhas. Destas saem as uvas que dão origem a néctares como o Alvarinho Solar de Serrade ou Alvarinho Terras de Monção.

E se lá fora não faltam motivos de interesse e emoção, nomeadamente na época das vindimas, no interior da casa surpreende a coleção de mobiliário e objetos de elevado valor histórico.

Monverde, Amarante

Hotel Monverde, Amarante

Um hotel de design contemporâneo, integrado numa quinta com história, igualmente inserido na Região dos Vinhos Verdes, a maior região demarcada do país.

Pertencente à Quinta da Lixa, que produz vinhos desde 1986, o Monverde assume-se como um “Wine Experience Hotel“. É por isso uma ótima sugestão para quem é apreciador de vinho, não só na época das vindimas, mas durante todo o ano.

Os programas especiais ligados à colheita e ao tratamento inicial das uvas estão abertos aos hóspedes, bem como a quem queira apenas passar o dia na propriedade.

Casa das Pipas, Sabrosa

Casa das Pipas, Douro

E da maior região demarcada passamos à mais antiga: o Douro. Integrada na Quinta do Portal, a Casa das Pipas oferece enoturismo de excelência. A vista sobre o Douro à volta da propriedade é privilegiada e lá dentro sente-se conforto e hospitalidade.

Para 2017, esta unidade hoteleira duriense preparou programas recheados de coisas boas, incluindo participação nas vindimas, visita à adega e ao armazém, bem como um passeio de barco no Douro.

Quinta do Vallado, Régua

Quinta do Vallado, Douro

Fundada em 1716, a Quinta do Vallado é uma das mais antigas quintas da região, tendo pertencido à intrépida e inspiradora Dona Antónia Adelaide Ferreira.

Atualmente, estão os seus tetranetos à frente do projeto, que combina o cultivo das vinhas e a produção de vinho com o enoturismo, dispondo de dois polos de alojamento: a Quinta do Vallado e a Casa do Rio.

Para além de provas, workshops, jantares vínicos, visitas à fantástica adega e à cave de barricas, entre outras experiências, esta quinta oferece-lhe condições para uma estadia perfeita, onde o conforto e o bom gosto são colheita permanente.

Casa da Ínsua, Penalva do Castelo

Casa da Ínsua, Viseu

A região do Dão tem-se afirmado com os seus vinhos distintos e de elevada qualidade. Se deseja contactar de perto com as suas castas e métodos, propomos-lhe que vá até à Casa da Ínsua, um hotel de charme de 5 estrelas a 25 km de Viseu.

Aqui, numa casa solarenga com detalhes barrocos rodeada de impressionantes jardins, o tempo parece parar. Uma atmosfera de tranquilidade, onde mesmo a azáfama das vindimas não perturbará a sua estadia, tornando-a ainda mais memorável.

O programa especial para esta época do ano, aberto a não-hóspedes, inclui a colheita das uvas, a tradicional pisa, almoço buffet e oferta de chapéu, t-shirt e tesoura de vindima.

Casa Palmela, Setúbal

Casa Palmela, Setúbal

O Parque Natural da Arrábida é um dos tesouros verdes do nosso país e é aqui que se encontra a Casa Palmela, integrada na Quinta do Esteval, entre a vila de Azeitão e Setúbal. E mal nos aproximamos da propriedade, percebemos que aqui o vinho é um elemento importante.

Rodeado de vinhedo, a partir do qual se produz vinho moscatel e outros néctares da região Península de Setúbal, este hotel oferece todas as comodidade de um cinco estrelas, com o bónus da retemperadora paisagem, que combina a serra com os ares do mar.

Uma das experiências vínicas à sua disposição é a visita às conceituadas caves José Maria da Fonseca, marca responsável pelo famoso vinho Periquita.

Herdade da Malhadinha Nova, Alentejo

Herdade da Malhadinha, Alentejo

Situada em plena planície alentejana, a cerca de 20 km do centro de Beja, a Herdade da Malhadinha Nova é um refúgio único para os amantes de vinho e das coisas boas da vida, onde não só se bebe, mas também se come maravilhosamente.

Assim, aqui vai poder conjugar as experiências vínicas, nomeadamente provar os excelentes vinhos produzidos na propriedade ou participar nas iniciativas especialmente desenhadas para a altura das vindimas, com uma série de outros serviços e atividades.

O spa, os passeios de bicicleta, os passeios a cavalo e voo em balão de ar quente, são algumas dessas propostas.

Quinta do Furão, Madeira

Quinta do Furão, Madeira

Se vive nas ilhas ou quer sentir o ambiente das vindimas que se vive por essas bandas, saiba que a Quinta do Furão, na Madeira, é uma unidade hoteleira com três hectares de vinha.

O Vinho da Madeira é um produto de excelência e o início do outono é uma altura especialmente interessante para contactar de perto com este néctar, desde logo porque é por estes dias que se realiza o Madeira Wine Festival.

O Hotel Quinta do Furão, em Santana, no Nordeste da ilha, é um ótimo ponto de partida para descobrir esta joia madeirense. Para além da adega e de todas as atividades ligadas ao vinho, oferece vistas fantásticas, quartos confortáveis e um serviço muito simpático.

Veja também: