Hoverboard: como funciona e onde comprar

Sabe o que é um hoverboard? Saiba como utilizar e onde comprar este gadget que promete transportá-lo para o futuro.

Hoverboard: como funciona e onde comprar
Regresso ao futuro

O nome mais comum é hoverboard, mas também há quem lhe dê o nome de “self-balancing scooter” (ou scooter que se autoequilibra, numa tradução livre). Mas que aparelho é este? E o que é que faz? Qual é a utilidade? Temos a resposta a esta e a outras perguntas neste artigo sobre um gadget que nos transforma em protagonistas do filme “Regresso ao Futuro”.

Hoverboard: tudo o que sempre quis saber

O que é um hoverboard?

Um hoverboard é, tecnicamente, uma plataforma que levita. O termo foi inventado para o filme “Regresso ao Futuro”, contudo, acabou por ser atribuído a um gadget eletrónico com duas rodas e um conjunto de motores elétricos, que pode transportar os utilizadores e que mantém o equilíbrio automaticamente.

O aparelho mais próximo que lhe podemos associar é o famoso segway, mas há uma evidente diferença que não escapa à vista de ninguém: o hoverboard não tem uma “barra” ao centro para o utilizador se segurar, para dar mais estabilidade e facilitar a condução.

Como funciona?

Como é que o hoverboard anda para a frente e para trás? Como é que o utilizador consegue manter o equilíbrio se este gadget só tem duas rodas? É fácil. No hoverboard, o equilíbrio é mantido por um giroscópio que ajuda a calibrar a velocidade das rodas e “segura” o aparelho.

E como é que se move? Através de um conjunto de sensores que “lê” a inclinação do corpo do utilizador.

  • Se o utilizador se inclina para a frente, o hoverboard move-se para a frente;
  • Se o utilizador se inclina para trás, o hoverboard move-se para trás;
  • Se o utilizador se mantiver estável, o hoverboard fica parado;
  • Se o utilizador se inclinar para um lado, o hoverboard roda.

Esta peculiaridade torna o hoverboard num gadget de fácil utilização? Não, de todo. Principalmente porque o facto de não oferecer qualquer apoio faz com que os utilizadores tenham, muitas vezes, mais receio do que é normal.

Quanto custa e onde comprar um hoverboard

Estes gadgets já se encontram à venda em várias lojas de eletrónica, como a Fnac e a Worten, e lojas online como a Dual Chip e a Hoverboard Portugal.

Os preços podem variar entre os 170 e os 550 euros, consoante a qualidade de cada um dos equipamentos. É aqui que fazemos uma ressalva: o hoverboard ainda não é um aparelho muito acessível, portanto, os mais baratos ainda tendem a não ter muita qualidade e a estragarem-se com facilidade. O nosso conselho? Não se contenha na hora de investir.

Veja também:

Continuar a Ler
Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.