Huawei Mate 10 Lite: o smartphone com quatro lentes

O Huawei é um smartphone elegante e inovador ao apresentar quatro lentes fotográficas: duas na parte frontal e duas na parte traseira.

Huawei Mate 10 Lite: o smartphone com quatro lentes
Uma experiência fotográfica única

O Huawei Mate 10 Lite foi apresentado em outubro de 2017 e lançado um mês depois. Este smartphone é a versão europeia do Honor 9i (lançado na Índia), do Huawei Maimang 6 (lançado na China) e do Huawei Nova 2i (lançado na Malásia). Todos estes dispositivos têm quatro câmaras fotográficas cada e são potenciados pelo processador HiSilicon Kirin 659.

Este equipamento é o primeiro telemóvel no qual a Huawei colocou um ecrã FullView, sendo que o grande destaque deste gadget vai mesmo para as quatro lentes fotográficas, a pensar nas selfies e em providenciar uma melhor experiência fotográfica num smartphone.

Huawei Mate 10 Lite: um smartphone, duas câmaras duplas

huawei mate 10 lite

Na parte traseira, o Mate 10 Lite tem lentes duplas com resolução de 16 MP e 2 MP, sendo que a resolução das câmaras frontais é igual (exceto que a melhor lente tem 13 MP de resolução).

A segunda lente da câmara frontal é usada sobretudo para o efeito bokeh, usado no modo retrato, que funciona muito bem e pode ser ajustado depois de a fotografia ter sido tirada.

A câmara traseira oferece uma resolução ligeiramente superior, mas com as mesmas características, apesar de não haver estabilização de imagem. Por exemplo, fotos tiradas à luz do dia ficam muito bem, mas faltam-lhes detalhe quando se faz zoom in. Fotografias tiradas com pouca luz até conseguem alguma qualidade, devido à capacidade da máquina fotográfica dupla em captar luz. A única falha é mesmo a falta de qualidade quando se faz zoom.

Ambas as câmaras capturam vídeo em FHD (1920 x 1080) a 30 FPS, com a câmara principal a ser muito mais competente no autofocus e no detalhes das cores.

O flash self-toning é outra funcionalidade interessante deste produto, que leva a selfie e o modo retrato a todo um novo nível, dando-lhe um toque de iluminação digna de um estúdio profissional de fotografia.

Este smartphone tem um design simétrico muito elegante, destacando-se mesmo pela experiência fotográfica única que proporciona ao utilizador.

É uma escolha acertada para quem gosta muito de fotografia e usa o smartphone para consumir multimédia, como ver filmes e jogar.

Uma das grandes falhas deste dispositivo é não suportar Wi-Fi 5 GHz e NFC.

 Especificações técnicas 
Tamanho do ecrã 5,9 polegadas
Display 2160 x 1080 (FHD+), 18:9 IPS
Sistema operativo Android 7.0, EMUI 5.1
Processador Huawei Kirin 659, 8 núcleos (4x Cortex A53 2.36 GHz + 4x Cortex A53 1.7 GHz)
Memória RAM 4 GB
Armazenamento interno 64 GB
Memória externa Cartão microSD expansível até 128 GB
Cartão SIM Dois cartões (nanoSIM + nanoSIM ou microSD)
Câmara traseira 16 MP + 2 MP
Câmara frontal 13 MP + 2 MP
Bateria 3340 mAh
Conectividade WiFi 802.11b / g / n, 2.4 GHz; GPS;Bluetooth 4.2
Dimensões 156,2 х 75,2 х 7,5 mm
Peso 164 g
Preço 399€

 

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.