Publicidade:

Huawei Mate 10: a inteligência artificial chega aos smartphones

O Huawei Mate 10 inova ao ser o primeiro smartphone com funcionalidades de inteligência artificial. Conheça as especificações e o preço.

Huawei Mate 10: a inteligência artificial chega aos smartphones
O Huawei Mate 10 é construído à volta da inteligência artifical

A Huawei apresentou, a 17 de outubro de 2017, o Huwaei Mate 10, o novo flagship da marca, sendo que o seu inovador processador já tinha sido apresentado na conferência IFA, em Berlim, em setembro.

Juntamente com este equipamento, a marca chinesa lançou também o Huawei Mate 10 Pro, o Mate 10 Porsche Design e o Huawei Mate 10 Lite.

Estes smartphones destacam-se por terem sido construídos à volta de inteligência artificial (IA), sendo que o Huwaei Mate 10 é o primeiro telemóvel a ter um processador Kirin 970, com características de IA.

Huawei Mate 10 e a inteligência artificial

Huawei Mate 10

A comparação do Huawei Mate 10 ao iPhone X foi inevitável, especialmente porque a marca chinesa está a inovar e a desafiar os smartphones topo de gama. As comparações foram feitas, sobretudo, em relação à dimensão do ecrã e ao rácio de ocupação da moldura – o flagship da Huawei tem uma ocupação do ecrã de 81,79%. Richard Yu, CEO da marca, garantiu ainda que o leitor da impressão digital é mais competente, necessário e mais rápido do que qualquer Face ID.

Mas aquilo em que o Huwaei Mate 10 realmente se destaca é em explorar as funcionalidades de IA. Na verdade, a empresa chinesa chama a estes equipamentos “máquinas inteligentes”.

A IA está presente em várias funcionalidades: nas câmaras fotográficas, no processador Kirin 970 e na tradução de conteúdo. Mas vamos por partes.

Fotografia

A nível de fotografia, este gadget é capaz de tirar fotos com cores vívidas e detalhes muito específicos. Isto deve-se, em parte, à app que vem de origem para a câmara. Quando se aponta a câmara do telemóvel a um objeto, esta reconhece o tipo de objeto e ajusta as definições automaticamente.

Para além disto, ajusta também o ISO, a compensação da exposição e o equilíbrio de brancos em tempo real. Tem ainda capacidade para efeitos pós processamento. Por exemplo, em testes fotográficos, testers apontaram o smartphone para cupcakes num prato e um ícone de comida apareceu no canto inferior esquerdo do ecrã. Ao reconhecer o objeto, o dispositivo aumentou os níveis de saturação, automaticamente, para tornar as cores mais ricas e assim, melhorar a fotografia.

De acordo com a Huwaei, a câmara está equipada com algoritmos que controlam a câmara através mais de 100 milhões de imagens para a ensinar a reconhecer diferentes cenários e ambientes.

Processador

No que toca ao processador, os benefícios deste inovador Kirin 970 consistem em melhorar a performance do equipamento ao pré alocar recursos para apps que este prevê que o utilizador vá usar.

Este processador tem uma Unidade de Processamento Neural (NPU) em adição ao CPU e ao GPU, usados para potenciar a maioria dos computadores. O NPU é especializado em trabalhar com multiplicações de raiz em velocidade, o que consiste num tipo de cálculo usado por redes neurais de inteligência artificial que tentam imitar a maneira como o cérebro funciona.

A introdução do NPU no smartphone permite que este reconheça 2000 imagens por minuto. Segundo a marca chinesa, isto é cerca do dobro da capacidade do processador A11, incorporado nos mais recentes iPhones que a Apple apresentou em setembro.

O NPU também pode ser usado por third-party apps de forma a acelerar as tarefas de machine learning.

Tradução

A IA também se reflete na app de tradução, sendo que esta traduz conteúdo mesmo em modo offline. Basta apontar a câmara a um texto noutra língua, que a tradução aparece no ecrã em milissegundos.

Especificações técnicas
Ecrã Resolução 2560×1440 RGBW HDR LCD
Sistema operativo Android 8.0
Dimensões 150.5 x 77.8 x 8.2 mm
Peso 186 g
Processador Octa-core, 2360 MHz, ARM Cortex-A73 and ARM Cortex-A53 , 64-bit, 10 nm
Chip de sistema HiSilicon Kirin 970
RAM 4GB
Armazenamento interno 64GB (expansível até 256 GB)
Câmaras traseiras 12 MP RGB + 20 MP, f/1.6
Câmara frontal 8MP, f/2.0
Bateria 4000 mAh
 Conectividade Dual SIM (Primário 4G, Secundário 2G/3G/4G), Dual 4G Dual VoLTE
Leitor de impressões digitais Sim (na frente)
 Cores Dourado, preto, cor de rosa, castanho
 Preço 699€

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.