Huawei Y6 2017: um smartphone muito competente a baixo custo

A Huawei lançou o mais recente modelo da linha Y, o Huawei Y6 2017. É o telemóvel indicado para quem pretende um smartphone muito competente a baixo custo.

Huawei Y6 2017: um smartphone muito competente a baixo custo
Huawei Y6 2017 é um bom smartphone a um bom preço

A Huawei lançou, no início de julho, o Huawei Y6 2017, que é uma edição renovada do modelo anterior – Huawei Y5 II (que chegou ao mercado em 2016).

O Huawei Y6 2017 está disponível em quatro cores: preto, branco, cinzento e dourado, e em duas versões: uma single-SIM e outra dual-SIM.

Este dispositivo de gama baixa é o novo smartphone da série Y e uma opção bastante válida para quem pretende comprar um Android por menos de 200€ – o Huawei Y6 2017 tem um preço de venda recomendado de 159,90€.

Huawei Y6 2017: especificações técnicas e opiniões

Uma das vantagens do Huawei Y6 2017 é estar disponível em versão single-SIM e dual-SIM, sem que essa diferença se reflita no preço do telemóvel. A grande novidade deste dispositivo é o botão Chave Fácil, localizado no lado esquerdo. Este botão possibilita lançar uma aplicação de forma mais fácil e ágil.

huawei Y6 2017Fonte da imagem: AboutTechNews.com

Apesar de ser um smartphone económico, este equipamento traz algumas melhorias face ao modelo anterior. O Huawei Y6 2017 tem um ecrã touchscreen IPS LCD de 5 polegadas, com uma resolução de 720 pixels x 1280 pixels.

O processador é um quad-core MediaTek MT6737T de 1.4GHz, com uma memória RAM de 2GB e 16GB de ROM, o que representa a principal melhoria face ao Huawei Y5 II. A memória interna do produto é de 16GB, podendo ser ampliada através de um cartão micro SD até 128GB.

As câmaras têm uma resolução bastante apelativa: 13MP na câmara traseira, e 5MP na câmara frontal, sendo que as selfies tiradas com o modo de embelezamento e função pele bonita 3.0 podem ser imediatamente enviadas para o Facebook e Instagram.

A bateria, não amovível, é de 3000mAh. O telemóvel tem as seguintes dimensões: 143.80 x 72.00 x 8.50 mm, pesando 150 g.

Quanto à conectividade, o Huawei Y6 2017 tem WiFi, GPS, Bluetooth, 3G, 4G. O sistema operativo deste dispositivo é o Android 6.0. O equipamento tem ainda outros extras como um rádio FM integrado, USB, acelerómetro, sensor de proximidade e lanterna.

O facto de o telemóvel vir com o Android 6.0 e não com o Nougat (Android 7.0) é uma pequena desilusão, sendo que este produto se redime com as variadas formas de conectividade, com as excelentes câmaras fotográficas e a resolução do ecrã. A disponibilidade deste telemóvel em duas versões (single-SIM e dual-SIM), pelo mesmo preço, também é um bónus a ter em conta.

Em suma, este equipamento tem características muito sólidas e equilibradas para quem procura um Android de baixo custo, representando uma grande evolução em relação ao seu antecessor.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.