IBAN: o que é?

O IBAN é um código internacional que identifica as contas bancárias e que facilita em muito determinadas transacções. Saiba mais sobre este código e de que forma é composto.

IBAN: o que é?
Conheça a importância do IBAN e a forma como é composto

O que é o IBAN?

É conhecido pela sigla IBAN, mas significa International Bank Account Number. O IBAN não é mais do que um código internacional que é estipulado para identificar as contas bancárias de cada país.
Para melhor percepção deste número, importa ressalvar que o IBAN é construído a partir do BBAN (Basic Bank Account Number).
 

Para que serve?

O IBAN tem uma grande importância na esfera bancária e foi criado essencialmente para tornar mais simples e eficaz o processamento automático de pagamentos e cobranças dos bancos. Todos estes processos com o IBAN se tornam mais eficazes, uma vez que este código contribui para que não se perca tanto tempo na transmissão dos dados associados às contas bancárias.
 

Quais são as vantagens?

O IBAN surgiu nos anos 90 e veio revolucionar o sistema de transmissão de dados bancários sem que, no entanto, se perdesse o código standard de BBAN. O IBAN permite num só código a identificação, interpretação e validação. Este processo reduz os erros que possam estar associados a este tipo de transacções, uma vez que evita que se tenha de intervir na operação de forma manual.
 

O IBAN em Portugal

Em Portugal, o IBAN é construído pelo NIB – Número de Identificação Bancária, pelo código do país e por mais dois dígitos de controlo que, em Portugal, são os números 5 e 0.
 
Nota: o NIB corresponde ao BBAN português.
 

É composto por quantos dígitos?

Em Portugal, o IBAN é comporto por 25 dígitos divididos da seguinte forma:
 
NIB – 21 dígitos
Código de Identificação do País - 2 dígitos
Número de Controlo – 2 dígitos
 
Para melhor visualizar de que forma é comporto o IBAN, deixamos-lhe um exemplo:
  • PT50 + (21 dígitos do NIB)
 

Alguns exemplos de IBANS de outros países

 
Espanha
Em Espanha, o código de IBAN começa com as letras ES. À semelhança com Portugal, seguem-se os 2 dígitos de controle, o código bancário de 4 dígitos, o número de agência de 4 dígitos, e por fim o número de conta de 12 dígitos. No total, são 24 dígitos: ES80 +  22 dígitos.
 
Alemanha
Na Alemanha, o código de IBAN começa com as letras DE. Segue-se depois o número de controle com 2 dígitos, o código bancário com 8 dígitos e o número de conta que, neste caso, tem 10 dígitos: DE89 + 22 dígitos.
 
Brasil
No Brasil, o IBAN é composto por 29 caracteres: BR + 2 dígitos de verificação + 23 dígitos.
 
Veja também: