Publicidade:

6 ideias baratas para fazer um jardim único e de fácil manutenção

Ter um jardim bonito e bem tratado não é sinónimo de muitos custos e gastos financeiros. Confira as nossas ideias baratas para fazer um jardim único.

6 ideias baratas para fazer um jardim único e de fácil manutenção
Reaproveite materiais como pneus ou paletes de madeira

Reaproveitar materias e adquirir plantas mais baratas são apenas algumas das dicas que lhe vamos deixar para garantir que não mais vai deixar o seu espaço exterior ao abandono. São 6 ideias baratas para fazer um jardim, grande ou pequeno, no campo ou no meio da cidade. O importante é traçar um plano e, só depois, deitar mãos à obra. Liberte a sua veia de decorador e faça do seu jardim um pequeno pulmão verde!

6 ideias baratas para fazer um jardim de manutenção muito simples


1. Plantas e flores

Na hora de escolher as plantas e flores com que vai decorar o seu jardim, é importante ter em atenção a escolha de espécies mais tradicionais e usuais – isso pela simples razão de terem um preço mais acessível e, também, de se adaptarem melhor ao clima do que as espécies mais exóticas.

 

2. Tamanho do jardim

A gestão do espaço é fundamental. Assim, se tem um jardim amplo, deve optar por preenchê-lo com plantas maiores e que o ajudarão a, mais rápida e economicamente, compor o espaço. No caso de uma área menor, pode usar plantas mais pequenas, com crescimento vertical, para tirar o máximo partido do espaço.

3. Reaproveitamento de materiais

Quando se fala em ideias baratas e em economizar, reutilizar e reaproveitar são mesmo as palavras de ordem. Olhe em volta e veja tudo o que tem aí por casa e a que pode dar uma nova função – por exemplo, a sapateira que já não usa. Pinte-a, encha-a com suculentas e dê um novo look ao seu espaço exterior.

 

4. Manutenção e cuidados

Para além de ter em conta os custos das plantas, é igualmente fundamental ter em atenção os gastos com a manutenção das mesmas. Espécies muito sensíveis vão requerer um cuidado diário, aquisição de produtos específicos e, até, a contratação regular de um jardineiro.

5. Pedras decorativas

De inspiração asiática, os jardins com pedras decorativas são super bonitos e transmitem uma vibração zen, para além de simplificarem em muito a manutenção, já que a pedra não requer qualquer tratamento e pode substituir áreas verdes de relva que necessitam sempre de alguma rega.

 

6. Criatividade e imaginação

Não há limite para a criatividade, nem para a imaginação, e isso pode ajudar a poupar muitos euros no momento de tratar do seu jardim, além de o tornar verdadeiramente único. Uma ideia simples é pintar, de forma bem colorida, pneus e paletes de madeira, e usá-los como recetáculo de plantas e flores. Pode, depois, dispô-los pela relva ou pregá-los à parede. Ficará surpreendido com o efeito final e vai sair-lhe mais barato do que muitos vasos de compra.

Sim, é possível ter um jardim cuidado, sem contratar um jardineiro e sem gastar rios de dinheiro em água e outros produtos. Só precisa de fazer as escolhas certas, informar-se sobre a manutenção necessária de cada espécie e ser um tanto ou quanto criativo, no que ao reaproveitamento de materiais diz respeito. Se vai planear o seu novo jardim, sugerimos mesmo que tenha em conta as 6 ideias baratas para fazer um jardim que aqui lhe deixámos.

Veja também:

Limpeza e Arrumação