Publicidade:

Ideias de cozinhas para todos os casos e estilos

Umas são amplas, outras pequenas, mas todas têm de cumprir as suas funções. Temos diversas ideias de cozinhas que o vão ajudar a remodelar a sua.

Ideias de cozinhas para todos os casos e estilos
Já ouviu falar em cozinhas compactas?

A cozinha deve ser um espaço organizado, de fácil limpeza e, de preferência, bonita. Porém, às vezes não sabemos como remodelar essa divisão de modo a torná-la mais funcional e agradável. Há tantos estilos, não é verdade? Mas nem sempre sabemos como adequar o nosso gosto à dimensão do espaço que temos disponível. Assim, agrupámos especialmente para si uma série de ideias de cozinhas que vão, seguramente, ajudá-lo na remodelação da sua.

Ideias de cozinhas: com ilha, com balcão e compactas


Cozinha com ilha: vantagens

Separar ambientes: as cozinhas com ilha possibilitam a separação de ambientes e delimitam a própria divisão.

Servir como mesa: a ilha pode também servir como mesa de refeição, sobretudo se se tratar de uma refeição mais rápida e prática, como um pequeno-almoço, por exemplo. Por isso, não se esqueça de comprar uns bancos altos, para que consiga usufruir desta função.

Ser equipada: esta estrutura pode incluir uma série de equipamentos como fogão, forno, pia e servir como uma bancada extra, o que lhe vai dar mais espaço para cozinhar.

Ter arrumação: preencha a sua ilha com gavetas bem espaçosas e ganhe muito espaço para arrumar todos os utensílios de cozinha que possui.

 

Cozinha com balcão americano: modelos

Pequeno e em madeira: uma das suas primeiras funções é criar uma barreira visual entre a sala e a cozinha.

Decorativo: em outros casos, o balcão pode ser bem simples e servir de base para colocar objetos decorativos, complementando assim a estética do ambiente.

Multiusos: para além de servir de apoio à confeção das refeições, ele mesmo serve de mesa para uma refeição mais rápida e simples.

Clássico: a versão mais tradicional é, talvez, aquela em que o balcão assume um papel de destaque sem, no entanto, ter uma função específica, tornando-se apenas um complemento de toda a cozinha.

Grande: ótimo para famílias numerosas, o modelo grande de balcão serve, simultaneamente, como mesa e permite fazer refeições em família.

Conjugado: também há casos em que o balcão não serve de delimitação, mas serve antes como meio de ligar a cozinha à sala integrando, por exemplo, o próprio móvel que, na sala, abriga a televisão.

Pastilha: há balcões com diversos revestimentos. No caso dos balcões em pastilha, eles têm a grande vantagem de poder ser personalizados com as cores e os padrões que mais gosta e, quando quiser, pode facilmente alterar.

 

Cozinha compacta: dicas e truques

Escolha bem os móveis: numa cozinha compacta, é fundamental selecionar móveis que tirem o melhor partido do espaço disponível e sejam essenciais. Aconselha-se uma bancada de cozinha e armários de materiais resistentes, com acabamento de boa qualidade e com um design que se adeqúe ao ambiente.

Forme um “triângulo de trabalho”: este triângulo imaginário refere-se ao fogão, pia e frigorífico. Distribua-os pelo espaço de forma funcional, tendo em atenção para não deixar lado a lado o fogão e o frigorífico, uma vez que ambos atingem extremos opostos de temperatura, o que pode afetar a durabilidade de ambos.

Pondere nas cores: selecionar móveis, eletrodomésticos e objetos de tons claros é sempre o mais recomendável numa cozinha compacta, pois eles contribuem para dar uma perceção do da divisão ser maior, do que realmente é.

Otimize o espaço: este é mesmo o mote para uma cozinha compacta. Faça uso de nichos, prateleiras e suportes em suspensão. Eles ajudarão a aproveitar o espaço vertical, mantendo o espaço organizado, com mais arrumação e, até, mais espaço para elementos decorativos.

 

São muitas as propostas que lhe deixamos, agora cabe-lhe a si decidir o que melhor se adequa à divisão aí de casa. O principal é definir um plano do que pretende mudar, tirar bem as medidas e seguir as nossas dicas. Verá que tudo se tornará mais fácil e o resultado final será mais do que satisfatório com estas maravilhosas ideias de cozinhas.

Veja também:

Limpeza e Arrumação