11 ideias para o Dia do Pai

Nesta data, o mimo cabe aos filhos. Festeje-a em grande com as nossas 11 ideias para o Dia do Pai.

11 ideias para o Dia do Pai
Ecologista, guloso ou aventureiro, temos a sugestão para o seu pai

O Dia do Pai foi comemorado pela primeira vez em 1909, em Washington. A filha de um veterano de guerra que, sozinho, criou os seis filhos após a morte da mulher, decidiu que os pais de todo o mundo mereciam um dia só deles. E conseguiu. A data é comemorada em todo o mundo, em datas diferentes, mas com o mesmo propósito: homenagear os nossos primeiros heróis, os pais.
 
Em Portugal, a data comemora-se no dia de São José, 19 de março. Para que não perca a oportunidade de a festejar de forma especial, de seguida apresentamos-lhe 11 originais sugestões de atividades para surpreender essa pessoa tão querida. Esperamos que se divirtam muito com estas ideias para o Dia do Pai!
 

11 ideias imperdíveis para o Dia do Pai


PARA O DORMINHOCO: PEQUENO-ALMOÇO NA CAMA

Deixe-o dormir, enquanto lhe prepara um verdadeiro manjar recheado das mais deliciosas iguarias: scones com doce e manteiga, torradas, uma omelete, uma salada de frutas, leite, café, sumo de laranja... deixe-se levar pela imaginação e pelo gosto do visado. Não se esqueça de tornar o momento ainda mais especial, servindo tudo numa bela bandeja magnificamente decorada e juntando um belo postal feito por si mesmo.
 

PARA O ECOLOGISTA: EXPLORAÇÃO DA NATUREZA

Prepare as botas para caminhar, dois belos casacos, as mochilas bem recheadas e as indispensáveis garrafas de água. Aqui, as palavras chave são ecologia e convívio, pelo que a ideia é que convide o seu pai para um passeio numa zona bem arborizada, que se embrenhem na natureza, que passeiem bastante e que conversem mais ainda. Nada será melhor para a vossa relação do que momentos a dois na incomparável tranquilidade de uma montanha ou lago, como tantos dos que existem espalhados pelo nosso Portugal.


PARA O GULOSO: AULA DE CULINÁRIA

Qual é a comida preferida do seu pai? Depois de descobrir, pesquise um workshop ou uma aula que incida sobre a mesma e faça duas reservas, para irem juntos aprender a prepará-la. Melhor ainda seria se conseguisse que um formador fosse a vossa casa dar a aula a toda a família. Divirtam-se a preparar o mais delicioso dos repastos e, depois, a comê-lo juntos, enquanto festejam o Dia do Pai.
 

PARA O CINÉFILO: UMA MARATONA DE FILMES

O seu pai aprecia a sétima arte? Então, não pense mais: prepare-lhe uma verdadeira maratona de filmes na sala de cinema da sua preferência. Durante uma tarde e início de noite, alterne géneros, escolhendo uma obra de ação, outra histórica e uma comédia, por exemplo. Não se esqueça ainda das inevitáveis pipocas e do copo XXL de refrigerante. No fim, se conseguirem, vão jantar juntos, aproveitando para trocar impressões sobre os filmes vistos.
 

PARA O HEDONISTA: UMA MASSAGEM

Se o seu pai gosta de tratar de si próprio, mantendo-se saudável e relaxado, então nada melhor do que oferecer-lhe uma massagem num espaço de eleição. Escolha um tratamento que tenha a ver com os seus gostos e deixe-o entregue nas mãos dos especialistas. No final, regresse para recolher um pai bem mais tranquilo e descontraído, e leve-o a petiscar num local bonito e acolhedor.
 

Para o pai de família: Sessão fotográfica

Há quanto tempo não juntam a família para uma sessão fotográfica? O Dia do Pai parece-nos a data perfeita para começar esta tradição. Daqui por vinte anos, vão adorar rever as fotografias e perceber a evolução de cada um. Podem contratar um profissional (há várias promoções de sessões para a época) ou basta um tripé, uma máquina digital que dispare sozinha e boa disposição.
 
 

Para o descontraído: Piquenique

Se o tempo permitir, organize um piquenique em família. Com direito a cesto, toalha aos quadrados, limonada, sandes criativas e uma salada de fruta, como à antiga. Se o tempo não estiver risonho, faça o piquenique dentro de casa, no chão da sala. Os mais pequenos vão adorar sair da rotina.
 
 

Para o bairrista: Passeio na cidade

Tire o dia para ser turista na própria cidade e vá visitar os museus, os monumentos, as ruas históricas, as lojas turísticas e os restaurantes, tascas e mercados tradicionais. Leva o seu pai para conhecer as novas atrações da cidade e deixe que ele lhe mostre os locais da sua juventude.
 
 

Para o enólogo: Vinho

Se o seu pai é apreciador de vinho, como presente no Dia do Pai, ofereça-lhe uma garrafa do ano do seu nascimento. Pode sair um bocadinho do orçamento, por isso, é uma prenda ideal para oferecer em conjunto com os seus irmãos. Outra opção é uma visita a uma Vinha no Douro, conhecer as Caves, em Gaia, percorrer uma Rota dos Vinhos da sua preferência ou fazer um workshop de vinhos.
 
 

Para o desportista: Corrida

Para quem vive mais a norte e partilha, com o pai, o prazer de correr, todos os anos há a Corrida do Dia do Pai, no Porto. Se o seu pai é um atleta, vai adorar participar nesta competição consigo. É uma forma diferente de celebrar o dia e pode rematar com um bom almoço no vosso restaurante favorito. Depois de correr 10 km, podem!
 


Para o radical: Aventura

Se o seu pai é um aventureiro e há anos que promete fazer bungee jumping, rafting, salto de paraquedas, rappel ou escalada, surpreenda-o com um dia ou fim de semana dedicada a atividades radicais.


Com o Dia do Pai à porta, esperamos que tenha apreciado as nossas ideias e que pelo menos uma delas vá ao encontro da personalidade do seu progenitor. Resta-nos desejar que aproveitem cada momento juntos e que se divirtam muito!
 
 

Dicas e Conselhos sobre o dia a dia, com a Newsletter do E-Konomista

 
Veja também: