6 ideias para a festa de Natal da empresa

Estamos a aproximar-nos da época natalícia a passos largos. Está sem ideias para a festa de Natal da empresa? Fique com as nossas dicas.

6 ideias para a festa de Natal da empresa
Ideias diferentes para a festa de Natal do escritório

A época natalícia é sempre marcada por momentos de diversão, alegria, união… E também de algum stress. Se lhe cabe a si organizar a festa de Natal do escritório, ou se a sua equipa precisa de ideias para a celebração deste ano, continue a ler. Damos-lhe algumas ideias para a festa de Natal da empresa, adaptáveis ao ambiente e cultura empresariais.

As 6 melhores ideias para a festa de Natal da empresa


1. JANTARES TEMÁTICOS

Jantares são a opção mais básica e normal, mas com a qual não se pode errar muito. Para evitar um jantar que se parece mais com um encontro de trabalho do que com uma festa, atribua um tema à noite. Temas relacionados com Natal, Inverno, algum detalhe da área em que trabalhe…

Tendo como exemplo o Natal, um jantar em que os colaboradores devem usar camisolas de Natal, daquelas oferecidas pelas tias e avós, cheias de motivos e decorações quase 3D, as chamadas “ugly Christmas jumpers”. Um conceito divertido, que vai permitir gargalhadas e desafios entre colegas, conhecer melhor aquele colega mais formal ou sério e que permite manter o espírito natalício. Pode, inclusivamente, fazer um concurso de melhor/pior camisola de Natal!

Pode também fazer jantares mais formais, em que o dress code seja “black tie”, sempre mantendo os brilhos e as cores da época, e criar um jantar para angariar fundos para uma associação ou causa social, em que cada um entrega presentes, brinquedos ou roupas usadas.

2. WORSHOPS DE COZINHA

Cozinhar em equipa é um ótimo método de “team building” e pode optar por um workshop temático de Natal. Não faltam empresas que organizem workshops de cozinha para grupos! Desde massas a sushi, passando mesmo por chocolates e doces tradicionais. Fazer bombons com motivos natalícios que se tornam depois em presentes, por exemplo.

Durante estes workshops são criadas dinâmicas que podem ajudar a estimular relações e parcerias e/ou a desenvolver sinergias, não só entre pessoas, como também entre departamentos.

Outras hipóteses nesta área gastronómica incluem também provas de vinho ou outras bebidas, visitas a caves ou garrafeiras, etc.

workshop

3. ATIVIDADES DESPORTIVAS

É verdade que a época natalícia não decorre na melhor altura do ano para atividades no exterior, mas incluir algum desporto na preparação para os excessos do Natal não é má ideia.

Uma das ideias para a festa de Natal da empresa pode passar por organizar aulas ligadas ao exercício físico como preparação para a festa, inscrever equipas para corridas e/ou caminhadas (esta época é famosa pelas Corridas de São Silvestre), levá-las a desafiarem-se.

Porque não uma tarde de desportos radicais a terminar numa troca de prendas e convívio, para estimular a competitividade saudável e o espírito de equipa?

4. KARAOKE

Esta pode não parecer a melhor das ideias para a festa de Natal da empresa, mas garantimos ser a mais divertida. Desafiar a equipa para sessões de karaoke com prémios, ou até para um competição do popular jogo Singstar, é algo que fomenta a criatividade, competitividade e espírito de união, assim como algumas gargalhadas.

Até pode decorrer durante uma tarde, nas próprias instalações da empresa, acompanhado por um lanche de Natal e uma recolha de bens para famílias desfavorecidas. Ou numa versão mais noturna, mais relaxada.

karaoke

5. CLUEDO NATALÍCIO

O jogo de tabuleiro Cluedo baseia-se em descobrir a localização, arma e responsável de um assassinato. Um jogo que envolve perspicácia e uma capacidade de saber ler os colegas e despistar suspeitas.

Um Cluedo “humano” em versão natalícia, em que os participantes também se podem vestir a preceito e resolver um crime fictício é uma opção de festa de Natal diferente. Os colaboradores vão apreciar a originalidade e entrar nos personagens do jogo.

Pode procurar empresas que se especializam neste tipo de eventos para empresas e particulares, ou usar as próprias instalações do escritório. Só é preciso um tema, um pequeno argumento com personagens e um voluntário para representar a vítima do crime.

6. MARATONA DE FILMES

Os filmes de Natal são parte obrigatória da época. Uma ideia diferente para um evento natalício no escritório é organizar uma maratona de cinema. É possível, inclusive, alugar salas de cinema para eventos corporativos. Existem os clássicos desde o Sozinho em Casa à Música no Coração, e se decidir dar-lhe um toque mais familiar, junte alguns clássicos Disney.

São necessárias bebidas e pipocas para acompanhar a sessão, e snacks natalícios, com muito chocolate para todos.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.