6 ideias fantásticas e baratas para a decoração do jardim

A decoração do jardim é essencial para conseguirmos usufruir das temperaturas quentes num espaço de sonho: veja aqui algumas ideias.

6 ideias fantásticas e baratas para a decoração do jardim
Ambientes paradisíacos

A decoração do jardim pode até ficar para segundo plano quando estamos no inverno e a vontade de passar tempo no exterior é pouca. Mas com a chegada do verão, nada melhor do que usufruir dos espaços ao ar livre, onde podemos conviver, relaxar e encontrarmo-nos com a natureza.


Decoração do jardim: crie o seu paraíso

Nem sempre as férias são quando nós queremos, mas chegar a casa e saber que há um jardim idílico à nossa espera é uma boa forma de recarregar baterias no fim de um dia de trabalho. Com as nossas sugestões de decoração do jardim, conseguirá renovar esse espaço sem gastar muito dinheiro.



1. Pedrinhas

pedrinhas

Usar pedrinhas na decoração do jardim é uma técnica bastante simples, mas com resultados surpreendentes. Elas podem servir para isolar algumas árvores ou plantas, podem definir trajetos ou caminhos, ou ainda criar diversas formas que dará um ambiente diferente ao seu jardim. Basta usar a imaginação e criar espaços completamente originais no seu jardim.



2. Pequenos lagos

Criar lagos artificiais no seu jardim acrescenta uma mais valia a qualquer espaço exterior: a água. A água é um elemento que traz tranquilidade e ajuda na função de relaxamento que está associada a qualquer jardim. Pode construir um lago artificial facilmente recorrendo à sua imaginação: basta usar um recipiente com água e tentar cobri-lo da melhor forma com plantas e pedras de jardim.



3. Objetos rústicos

objetos rústicos

Usar alguns objetos mais antigos, que talvez tenha até herdado da sua avó, confere um toque de elegância e bom gosto ao seu jardim. Pode usar, por exemplo, os velhinhos potes de ferro como vasos e estará a dar uma nova vida a este objeto. As plantas e flores ganham glamour se estiverem associadas a vasos diferentes e originais.



4. Reutilizar

No seguimento da sugestão anterior, acontece muitas vezes termos objetos guardados em casa que já não são utilizados, estão a ocupar espaço e não sabemos o que fazer com eles. Tente perceber se os consegue reutilizar no jardim. Por vezes, é preciso apenas alguma imaginação para encontrarmos novas funcionalidades para alguns elementos que, à partida, não associamos ao jardim.

Imagine uma bicicleta com vasos pousados em cima, ou com plantas a crescer por entre os raios das rodas. Um pequeno armário velho ou um escadote estragado podem ser excelentes expositores de plantas ou ervas aromáticas. Os objetos ganharão nova vida, deixarão de incomodar nos arrumos, e o seu jardim sai a ganhar em originalidade.



5. Elemento de impacto

elemento de impacto

Analise bem o seu jardim e veja como pode criar um foco de atenção: uma árvore diferente, uma parede pintada de uma cor sólida, um objeto que atraia os olhares. Qualquer elemento é válido para criar um centro de atenção que pode até influenciar a restante decoração do jardim. Este efeito pode também ser criado através da iluminação. Use alguns candeeiros de jardim que captem as atenções através da luz.



6. Espaço de lazer

Para conseguir, através da decoração do jardim, criar um espaço onde possa desfrutar do ar livre, não se esqueça de inserir elementos que a ajudem a pode estar lá. Isto é, acrescente cadeiras, espreguiçadeiras, mesas e bancos, dependendo do espaço que tem disponível. Só assim poderá realmente usufruir do seu jardim e aproveitar todos os cuidados que teve com a sua decoração.

Seguindo estas nossas 6 ideias para a decoração do jardim, conseguir criar um espaço agradável e confortável para ter mais um espaço em casa onde pode relaxar ou mesmo receber os amigos.

Veja também: