7 ideias para uma melhor gestão da roupa suja

Ninguém quer passar muito tempo a tratar da roupa suja: siga as nossas ideias para uma gestão eficaz.

 7 ideias para uma melhor gestão da roupa suja
Deixe tudo limpinho limpinho

As nossas 7 ideias para a gestão da roupa suja garantem que esta tarefa seja menos penosa no seu dia a dia e muito mais eficaz. Muitas vezes, repensar e organizar estas rotinas traz grandes benefícios para todos e até para a própria roupa. Faça desta a sua missão: acabar com as pilhas de roupa suja lá em casa.

 

Dicas úteis para uma melhor gestão da roupa suja


Estabelecer uma rotina

Ninguém quer passar o dia todo a tratar da roupa suja, mas há que estabelecer regras na hora de completar esta tarefa. A quantidade de roupa que se suja não é sempre a mesma, mas se estipular dois dias na semana para tratar da roupa suja, terá permissão para não pensar nisso nos outros dias.



Terminar o que se começa

Algumas peças de roupa precisam de uma atenção especial, ou porque exigem uma pré-lavagem, ou alguns minutinhos a corar, algum tempo de molho ou mesmo lavagem à mão. Todas estas tarefas devem ter toda a sua atenção. Não deixe a meio nenhuma destas atividades, sob pena de quando for pegar nelas outra vez precisar de começar tudo de novo.



Organizar a lavandaria

Ter uma lavandaria organizada é essencial na gestão da roupa suja. Certifique-se que não deixa nenhum dos produtos que usa na lavagem e tratamento da sua roupa esgotar-se. Tenha sempre detergente, amaciador, lixívia, produtos de pré-lavagem ou água para passar a ferro. Arrume-os de forma a que consiga substituir rapidamente os que estiverem quase a acabar. Também é boa ideia ter alguma caixinhas para guardar botões ou peças que se soltem da roupa. Quando tiver de os aplicar, não perderá tempo à procura deles.



Separar a roupa

Cada membro da família deve ser responsável pela sua própria roupa suja, pelo menos na hora de a levar para a lavandaria. Todos devem cumprir as regras básicas de verificar os bolsos e virar as peças do avesso sempre que necessário. Além disso, se cada membro colocar a roupa branca num cesto e a roupa de cor noutro, será muito mais rápida a colocação da roupa na máquina.



Misturar a roupa

Por mais que este conselho pareça uma contradição em relação ao anterior, olhe bem para a roupa na hora de fazer uma máquina. Hoje em dia, os tecidos são muito mais resistentes e nem sempre precisam de ser lavados separadamente. Juntar roupa de cores fortes com roupas mais claras pode não ser um problema. No caso de ser a primeira vez que vai lar uma peça de roupa e acha que pode tingir as restantes, opte por usar água fria na lavagem e de a retirar da máquina logo após o término da lavagem.



Secar a roupa em cabides

Se nem sempre usa a máquina de secar a roupa, opte por secar algumas peças como casacos e vestidos em cabides. Verá que na hora de passar a ferro estas peças não exigirão tanto tempo.



Tornar o espaço bonito

A gestão da roupa suja não tem que ser um trabalho sujo. Decore a sua lavandaria com cestos bonitos e outros elementos simples de decoração, e mantenha-a perfumada com potpourri ou um ambientador. Estar na lavandaria tornar-se-á mais agradável.

Deixar tudo limpinho e perfumado não tem que ser uma dor de cabeça. Partilhe estes conselhos com a sua família e todos ajudarão na gestão da roupa suja.

Veja também: