Nélson Costa
Nélson Costa
26 Jul, 2016 - 10:45

6 ideias para investir na agricultura

Nélson Costa

Está a pensar enveredar por um negócio na agricultura? Conheça seis ideias para investir na agricultura.

6 ideias para investir na agricultura

A crise económica trouxe diversas mutações ao mercado de trabalho. A agricultura, até então quase ‘marginalizada’ pelos investidores, é agora vista pelos empreendedores, sobretudo jovens, como um investimento de futuro. As ideias para investir na agricultura são muitas e diversificadas e existem, em Portugal, quadros de apoio ao investimento na agricultura (Programa de Desenvolvimento Rural — PDR2020 e Política Agrícola Comum – PAC, por exemplo).

Apesar do risco inerente, a agricultura pode ser um negócio muito rentável, no entanto, deve escolher adequadamente o produto que pretende produzir e prever como escoá-lo. Conheça seis ideias para investir na agricultura.

6 boas oportunidades para investir na agricultura

1. Agricultura biológica

Trata-se de um tipo de agricultura que produz alimentos e fibras têxteis saudáveis e de qualidade, através de um modo de produção que promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Razões ambientais e de saúde fazem este tipo de produto ganhar cada vez mais adeptos em Portugal e no estrangeiro.

2. Vinha

O interesse pelo vinho português, em particular dos estrangeiros, é cada vez maior. Aposte na produção de vinhos, especialmente de grande qualidade pois na produção massiva a concorrência é vasta.

3. Produção de cogumelos

A procura por cogumelos frescos de altíssima qualidade não para de aumentar nos restaurantes e hotéis. Assim, não é de estranhar que sempre que se apontar uma lista de ideias para investir na agricultura a produção de cogumelos surja como uma das hipóteses. Pode mesmo ser incluída no seu negócio de agricultura biológica (cogumelos biológicos).

4. Produtos gourmet

Trata-se de produtos de extrema qualidade, muitas vezes com carácter inovador, altamente procurados pelos portugueses, ou seja, com um alto potencial de escoamento.

5. Produção de microculturas

A produção de ervas aromáticas ou de plantas para chás, por exemplo, continuam pouco exploradas, em especial pelos grandes produtores, mas a sua procura tem crescido, podendo tratar-se de uma das boas ideias para investir na agricultura.

6. Produção de plantas ornamentais

A produção de plantas de embelezamento é tão antiga como rentável, estimando-se que seja mesmo, atualmente, um dos setores mais rentáveis da agricultura. Acresce que Portugal goza de condições de excelência para a produção deste tipo de plantas.


Veja também: