5 ideias para organização da cozinha que vão tornar tudo mais fácil

Quando pensa na organização da cozinha, desiste de avançar? É muito mais simples do que julga e bastam apenas cinco mudanças.

5 ideias para organização da cozinha que vão tornar tudo mais fácil
Tudo no lugar, mais tempo para viver

Com as nossas ideias para organização da cozinha, acaba-se a confusão naquela que é a divisão rainha da maioria das casas portuguesas. Ao longo dos anos e com a correria dos dias, pode ser difícil manter a cozinha arrumada e saber onde está o quê, e por isso alguma organização da cozinha pode fazer uma grande diferença no seu dia-a-dia.

Algumas ideias muito simples, que à partida parecem pouco ou nada fazer, vão revolucionar a sua cozinha. 


5 ideias simples mas revolucionárias para organização da cozinha


1. Onde guardar o quê?

A resposta é simples: onde é preciso. Na hora de cozinhar, a organização faz toda a diferença, não só para tornar o processo mais rápido mas, também, para impedir que queime uma receita porque tem que ir à outra ponta da cozinha para ir buscar um utensílio ou ingrediente em falta.

Assim, quando está a definir o lugar de cada coisa tenho o cuidadeo de escolher o local de acordo com o uso, por exemplo, tachos, azeite, especiarias e colheres de pau junto ao fogão.
 

etiquetas


2. Etiquetas? Sim! Sim! Sim!

Por cá somos grandes fãs da etiquetagem. Porquê? Para começar, vai poupar muitas discussões entre os habitantes da casa por causa de ingredientes ou objetos guardados fora do lugar. Depois, se escolher as etiquetas certas, os seus frascos e prateleiras vão ficar muito mais bonitos. Não queremos que lhe falta nada, por isso, pode usar as etiquetas gratuitas da página Fab n’ Free ou as da The Creativity Exchange.

 

3. Só o essencial

Tenha em cima da bancada e da mesa da cozinha apenas os objetos essenciais que não dispensa diariamente, como as colheres para mexer, a torradeira, o saleiro ou outros. Um cozinha com menos objetos à vista é um espaço mais fácil de arrumar e limpar, não acumula tanta sujidade, tem mais área de trabalho e a “poluição visual” é menor.

organização



4. Arrume por tipo

Uma dica básica mas muito eficaz: organize ingredientes e objetos por tipo, ou seja enlatados com enlatados, especiarias com especiarias, massas com massas, travessas com travessas e por aí fora. Com tudo organizado por tipo, é mais fácil arrumar e encontrar o que precisa. Para conseguir uma arrumação ainda mais eficaz, utilize cestos, caixas e frascos para agrupar os artigos semelhantes. Já sabe, um lugar para coisa, cada coisa no seu lugar.
 


5. Um quadro preto

Seja uma família grande ou pequena, a organização é essencial. Ter um quadro de ardósia na cozinha é uma excelente forma para conseguir que a vida entre nos eixos. Já aqui falámos várias vezes sobre as vantagens de planear um menu semanal, de fazer listas de compras ou de enumerar as tarefas a fazer. Pois bem, num quadro na cozinha essa informação fica visível, é fácil de usar, alterar e limpar e ainda podem deixar mensagens carinhosas.

quadro

Pode pintar uma parede com tinta de ardósia ou adquirir um vinil para colocar no seu frigorífico.

Veja também: