AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Ideias para organizar a casa para o regresso às aulas

O regresso às aulas implica uma alteração da rotina familiar. Diminua possíveis atritos e dificuldades pondo em prática as nossas dicas para organizar a casa.

Ideias para organizar a casa para o regresso às aulas
Consulte as nossas dicas de organização do espaço familiar

A chegada de um novo ano escolar traz rebuliço e muitas coisas novas que precisam de espaço. É a altura perfeita para limpar e organizar a casa. Destralhar é a palavra de ordem! Está pronto? Vamos começar pela cozinha.
 

Cozinha

organizar cozinha
Organizar a casa é organizar a cozinha, a divisão onde a família passa mais tempo. Comece por tirar tudo dos armários, limpe, confirme prazos de validade e volte a colocar no lugar apenas o que é essencial. Usar caixas para agrupar alguns utensílios ou alimentos pode ser uma boa ideia. Por exemplo, coloque numa caixa os ingredientes do pequeno-almoço (cereais, compotas, café, chocolate, chás, etc.) e noutra os dos lanches para levar para a escola (bolachas, pão de forma, iogurtes, etc.). Na hora de preparar e arrumar será mais simples e rápido. 
 
Decerto já chegou a casa e deu conta que se esqueceu de descongelar o jantar, que lhe faltam ingredientes ou, simplesmente, está sem vontade de cozinhar. Acontece a todos. Fazer uma ementa semanal pode ser a solução. Poupa tempo e preocupações, simplifica na hora de cozinhar, permite variar as refeições, evita compras por impulso e, assim, poupa no supermercado e tem mais tempo para os seus.
 
A cozinha reúne toda a família, logo, é o local ideal para afixar um calendário mensal, com grandes quadrados para cada dia, onde pode anotar todos os vossos compromissos. Use uma cor diferente para cada um! 
 

Quarto

organizar quarto
Se ainda não o fez, é tempo de experimentar o que tem no roupeiro e despachar o que já não serve. Isto vale para tudo o que tem dentro dos armários e gavetas como roupa e calçado, lençóis, acessórios, canetas ou blocos, fotografias perdidas, cabos de vários dispositivos fora de ordem e o que mais tiver. 
 
Invista em organizadores como caixas, com e sem divisórias, ou cabides verticais multiusos que facilitam na hora de escolher e arrumar. Lembre a velha máxima da organização: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.
 
Alguns organizadores profissionais recomendam, inclusive, que organize os roupeiros por cor e tipo de roupa, calçado ou acessórios, facilitando para combinar as peças entre si.
 

Escritório/Quarto de estudo

organizar quarto de estudo
Depois de definir a divisão (ou cantinho!) de estudo prepare-o com rigor para o ano que se aproxima. A cadeira é confortável ou precisa de ser substituída? Tem todo o material necessário? Cada objeto tem o seu lugar? A luz é suficiente? 
 
É tudo melhor num espaço bonito e organizado. Procure inspiração no Pinterest e capriche na organização/decoração da secretária. As crianças não vão querer sair de lá!
 

Quarto de banho

organizar casa de banho
Uma última dica: coloque um bloco de post-its no espelho do quarto de banho e use-o para anotar o que não pode esquecer na manhã seguinte. Por exemplo, a guitarra para a aula de música, o saco de educação física ou o livro que lhe emprestaram e tem mesmo que devolver. Não falha! 
 
Falamos apenas de quatro divisões mas aproveite o início do novo ano, a mudança de estação e de rotinas para fazer uma limpeza geral, organizar a casa e adotar novos métodos que simplifiquem o seu dia a dia. Por exemplo, faça uma ronda pela casa e livre-se, de vez, daqueles objetos que já não usa há mais de um ano. Se não precisou durante doze meses, não vai precisar mais. E: se não conseguir organizar a casa à primeira, não desespere e comece por uma gaveta de cada vez.
 
  • Quer saber como pode fazer um MBA ou uma pós-graduação que vai mudar-lhe a vida? Clique aqui.
 
Prepare o seu futuro, faça aquela formação profissional que tanto queria ou até uma licenciatura, um mestrado, e porque não um MBA? Saiba como aqui.
 
Veja também: