5 ideias para uma Passagem de Ano com crianças

A Passagem de Ano com crianças é muito diferente, mas não precisa de ser aborrecida. Veja aqui 5 divertidas ideias para passar uma noite memorável.

5 ideias para uma Passagem de Ano com crianças
Jogos, fotos e brincadeiras que vão assegurar momentos inesquecíveis.

Se está a planear uma Passagem de Ano com crianças já deve ter chegado à conclusão que esta não será uma noite de extravagantes loucuras, bem regadas com o néctar de Baco. No entanto, nem por isso tem de abdicar de uma entrada memorável no Ano Novo, na companhia das pessoas mais especiais da sua vida.

Para o ajudar a planear as últimas horas de 2015, assegurando momentos animados e verdadeiramente inesquecíveis, vamos apresentar-lhe 5 sugestões originais, que pode implementar de forma relativamente simples e rápida. Estamos certos de que, com estes pequenos ajustes, vai adorar a sua Passagem de Ano com crianças.
 

5 Ideias divertidas para uma Passagem de Ano com crianças 

 

1. Prepare uma festa de máscaras

Faça uma recolha das suas roupas e acessórios vintage mais extravagantes e originais, juntando-lhes alguns elementos festivos que facilmente encontrará em lojas temáticas. Espalhe os vários outfits pela sala e deixe que cada criança escolha a “máscara” que mais lhe agradar, sendo que os adultos devem fazer o mesmo. Dentro da loucura saudável que daí irá resultar, a ideia é que a festa seja o mais “chique” possível, pelo que use e abuse das pérolas, luvas compridas, cetins, lantejoulas, laçarotes, etc. 

Sugestão: tendo presente que esta é uma data muito especial e deve ser comemorada à altura, pinte unhas, arranje cabelos, ponha perfume e prepare adequadamente todos os seus “mini convidados”. Não se esqueça ainda de decorar o espaço e prever confetis, serpentinas, música e todos os elementos necessários a uma festa inesquecível. 

 

2. Organize uma sessão de fotos

Numa Passagem de Ano com crianças haverá algo melhor do que tirar imensas fotos? Os miúdos adoram e, sejamos sinceros, os adultos também! Assim, além das fatiotas especiais de que falámos acima, prepare ainda alguns acessórios extra, como chapéus e óculos relativos ao Ano Novo, bigodes e lábios falsos recortados em cartolina e colados em pauzinhos, etc.; espalhe-os numa mesa e convide os “convidados” a escolher aqueles que mais lhes agradam; depois, sozinhos ou em grupo, indique-lhes que façam as mais loucas poses, enquanto você dispara flashes intermináveis, captando os momentos mais divertidos.

Sugestão: escreva em papeis de diferentes cores várias poses que os miúdos terão de imitar (ex.: “top models a desfilar”, “gatos a pedirem festas” ou “jogadores de ténis”); coloque-os numa taça transparente e faça cada criança ou grupo escolher um; será essa pose que terão de imitar para a câmara; no final, ofereça um prémio em guloseimas ao(s) que melhor encarnarem o papel.

 

3. Tenha especial atenção à seleção musical

Quando pensar na playlist que vai servir de banda sonora à noite de Reveillon, considere um apanhado de diferentes músicas, que agradem tanto aos adultos como às crianças. A ideia é que sejam suficientemente loucas e animadas para que todos alinhem num ou vários pezinhos de dança, sem distinções entre idades. Quando se sentir cansado, afaste-se e divirta-se a observar os miúdos a darem uma lição aos mais velhos!

Sugestão: organize um concurso de dança ao som de melodias como “O areias” (sim, o camelo!), entregando aos vencedores um saquinho recheado de guloseimas, bem como “medalhas” em cartolina, que pode fazer em casa.

 

4. Crie um cocktail muito especial

Os miúdos gostam de se sentir parte das comemorações e, numa Passagem de Ano com crianças, nada melhor do que marcar de forma inesquecível o brinde da meia-noite, preparando uns cocktails muito especiais, pensados especificamente para elas! Comece por arranjar uns flutes bem largos e decore-os até à exaustão com palhinhas coloridas e retorcidas, mini sombrinhas, palitos brilhantes e todo o tipo de elementos festivos; decida a bebida deliciosa com que vai enchê-los; por fim, crie um nome completamente louco e, bem perto do meia-noite, apresente-a aos miúdos, com requintes de elegância. 

Sugestão: sirva aos miúdos o nosso “Delirante arco-íris gelado ‘on the rocks’”! Como fazê-lo? Fácil, fácil: coloque sumos de fruta de várias cores em cuvetes de gelo; escolha um cubo de cada cor e coloque-os no copo referido atrás; termine, enchendo com 7Up. Voilá: delicioso e giríssimo!

 

5. Dê grande destaque à contagem até à meia-noite

Este é o momento que todos vão estar à espera durante a noite, pelo que deve assegurar que o último minuto do ano é mesmo verdadeiramente emocionante! Além das decorações festivas com que deve animar a casa para essa festa tão especial, prepare ainda uma última surpresa para a chegada da meia-noite. Juntamente com o cocktail referido acima, pode estimular a excitação infantil com um qualquer elemento complementar que torne esse momento verdadeiramente inesquecível. 

Sugestão: encha um balão enorme com confetis e serpentinas coloridas; prenda-o ao teto com um fio, assegurando que fica posicionado por cima da “zona de dança” (e sobre um tapete, para facilitar posteriores limpezas...); quando se iniciar a contagem, prepare uma agulha e, assim que chegarem as 24h00, rebente-o: animação garantida!



Esperamos que tenha ficado satisfeito com as nossas ideias para a sua Passagem de Ano com crianças, estando já a pensar na melhor forma de as colocar em prática. Quanto a nós, resta-nos desejar-lhe que se divirta muito e que depois não se esqueça de nos contar como correu. Boas festas e boas entradas!


Veja também: