13 ideias para poupar no alojamento

O alojamento representa uma grande fatia dos custos duma viagem e escolher a melhor forma de descansar depois de um dia de viagem é absolutamente essencial.

13 ideias para poupar no alojamento
Artigo de Viagens de Luís Seco, do blog FotoViajar

A ideia do que é um bom hotel varia de viajante para viajante, conforme o tipo de atividades de que gosta e, obviamente, da sua carteira e vontade de gastar dinheiro. Mas todos nós gostamos de ter o melhor serviço possível ao mesmo tempo que conseguimos poupar no alojamento. Estas são algumas das melhores dicas que poderá seguir na próxima vez que viajar, em Portugal ou no estrangeiro. 


13 formas de poupa no alojamento


Defina o seu orçamento

É fácil fazer uma pesquisa de alojamento online e deixar-se levar pela decoração, localização ou opiniões dos hóspedes de um determinado hotel cujas tarifas não estavam nos seus planos. O melhor mesmo é definir um orçamento e manter-se fiel a ele. 
 


Seja flexível nas datas

Nunca é demais sublinhar que a data da sua viagem é determinante no preço de... quase tudo! Reservar hotel em época baixa significará, com certeza, uma poupança significativa. Se estiver de férias durante 7 dias, por exemplo, e apenas viajar durante 5, evite o fim de semana e fique com mais uns trocos no bolso para diversões e lembranças. Ou para uma próxima viagem. 
 


Reserve assim que se decidir a viajar ou após comprar voo

Não perca tempo! Uma forma excelente de poupar dinheiro é reservar imediatamente a seguir à compra do voo. Vai ser muito mais barato porque falta bastante tempo para fazer check-in e ainda há disponibilidade de muitos quartos no seu destino. Um truque que pode utilizar é escolher um quarto com cancelamento gratuito. Depois basta ir periodicamente vendo outros hotéis (ou o mesmo) e, se encontrar melhor negócio, cancelar o primeiro. 
 


Esqueça as estrelas

Todos gostamos de estar confortáveis e até de um pouco de luxo. Mas, por vezes, o objetivo da nossa viagem pode ser sair de manhã cedo para conhecer a fundo a cidade e regressar apenas ao fim do dia. Ou, então, fazer um percurso de carro durante todo o dia e precisar apenas de um sítio para dormir antes de partir novamente no dia seguinte.

Nestes casos, as instalações e serviços do hotel não são muito relevantes. Se a localização for a ideal, as fotografias mostrarem quartos limpos com bom aspeto e os comentários de quem já lá ficou forem favoráveis, esqueça as estrelas e poupe (muito) dinheiro.
 


Escolha um quarto duplo mesmo se levar um miúdo

Viajar em família encarece consideravelmente uma viagem. Em relação ao alojamento, um truque que pode usar quando viaja com uma criança pequena é escolher um quarto duplo e confirmar as condições relativamente a crianças e camas extra.

Muitas vezes não é cobrada qualquer taxa para crianças até determinada idade se dormirem na cama dos pais ou se for acrescentada uma cama extra. Noutras ocasiões será cobrado um valor adicional pela tal cama extra mas, ainda assim, poderá ser inferior ao preço de um quarto triplo. 
 


Considere uma alternativa a um hotel

Hoje em dia há opções de alojamento que vão além do tradicional hotel. Se quer mesmo poupar dinheiro em viagem ou se está com a família, pense na possibilidade de alugar um apartamento a partir das listas dos sites de reservas de hotéis mais conhecidos ou no mais recente AirBnb. Por outro lado, mesmo que não goste da ideia de ficar num hostel e ter de partilhar o quarto com outros hóspedes, saiba que em muitos existem quartos para dois, três, quatro, cinco hóspedes que poderá partilhar sim, mas com o seu próprio grupo ou família.

 

Subscreva as newsletters dos seus hotéis preferidos

Praticamente todas as cadeias hoteleiras têm promoções ocasionais para clientes fiéis em programas próprios. Ao subscrever as respetivas newsletters vai ter conhecimento dos melhores preços, promoções e ofertas em datas específicas. Quem sabe se não nasce aqui uma ideia para uma viagem em que não tinha ainda pensado.
 


Verifique se tem desconto

Para além das vantagens que a dica anterior lhe pode trazer, confirme se não subscreve um serviço que lhe dá descontos na reserva de hotéis. Pode ser qualquer um: cartões de crédito e outros produtos bancários, Via Verde, ACP, EDP, FNAC, etc, etc. 
 


Escolha bem a localização

Muitos viajantes optam por reservar um hotel um pouco mais longe do centro das grandes cidades para poupar dinheiro. O problema é que, inúmeras vezes, essa poupança desaparece no momento em que têm que usar transportes públicos para chegar aos mais importantes pontos turísticos. Para além disso, acabam por perder imenso tempo nas deslocações. Em viagem, tempo é dinheiro.
 


Considere dormir num hotel perto do aeroporto

Pela comodidade que proporcionam aos hóspedes com voos que chegam tarde ou partem bastante cedo, muitos hotéis no ou próximos do aeroporto podem ser mais caros do que os da cidade (desde que estes não sejam mesmo no centro). Mesmo que à partida pareça mais caro, considere ficar uma noite num destes hotéis.

Pode compensar, por exemplo, se o seu avião partir extremamente cedo, obrigando-o pagar um dispendioso táxi porque ainda não há transportes públicos acessíveis como metro/autocarro ou preferir não os usar por razões de segurança.
 


Telefone diretamente para o hotel

Encontrou o lugar ideal para ficar num site de comparação de preços? Depois de descobrir a tarifa a pagar, aceda ao site do próprio hotel e compare-a. Finalmente, telefone diretamente para o alojamento e compare mais uma vez. Pode conseguir um preço melhor ou um upgrade sem mais custos. Experimente!
 


Tenha atenção aos tipos de serviços gratuitos

Serviços como transfers grátis ou a baixo custo de e para o hotel são importantes e representam poupança. Para além destes, esteja atento a outros que podem incluir descontos ou utilização gratuita do spa, restaurante, estacionamento, bicicletas, desportos aquáticos, serviços de limpeza, etc.

Já agora, se for importante para sim, nem sequer considere a possibilidade de reservar um quarto num lugar sem wifi gratuito e de boa qualidade para que possa também poupar nas comunicações para casa. Finalmente, a opção "pequeno-almoço incluído" pode revelar-se extremamente preciosa. 
 


Não tenha receio de pedir

Tem um voo na madrugada do check-out? Peça que lhe façam um pequeno-almoço que possa transportar até ao aeroporto. Viaja em época baixa? Use esta circunstância para seu benefício e peça um upgrade (melhoria) de quarto gratuito ou a baixo preço. Descobriu que lhe calhou um quarto perto do elevador (e do barulho que daí resulta) ou numa zona com uma vista horrível? Insista num quarto com uma melhor localização e vista desde a janela. Se não pedir, não vai conseguir de certeza.

Veja também:

Luís Seco Luís Seco

Autor do blog FotoViajar e do Visit Évora, que criou com o intuito de dar a conhecer a sua cidade e a singular região do Alentejo. Embora enquanto mais jovem não tivesse o hábito viajar, hoje em dia a curiosidade de saber o que existe e como se faz noutros lugares levam-no a estar sempre a pensar em viagens. Gosta especialmente de road trips mas é igualmente fã de cidades cosmopolitas e daquelas que marcaram a História.