10 Ideias para poupar

Se procura ideias para poupar chegou ao sítio certo. Temos 10 dicas muito simples e eficazes para implementar por toda a família.

 10 Ideias para poupar
É fácil e dá milhões!

A cada primeiro de janeiro decide que este é que vai ser o ano em que vai mudar os hábitos e começar a poupar mas depois chega a setembro e ainda nada mudou. Faltam ideias para poupar, falta tempo, falta vontade ou a colaboração do resto da família. Mas ainda vai a tempo de conseguir uma poupança significativa no seu orçamento.
 

10 Dicas fáceis de implementar para poupar 

  Adira aqui ao Casa Funciona da EDP e tenha descontos na fatura todos os meses!

1. Liste, registe, controle

Esta dica para poupar é recorrente, sabemos que não estamos a inovar mas é absolutamente essencial que a siga. A única forma de conseguir reduzir despesas, de perceber quais são os gastos supérfluos e assim começar a poupar é registando todo o dinheiro que sai da sua carteira. No final de cada mês, consegue ver para onde foi o seu dinheiro e pode corrigir alguns hábitos. 

Além desta dica, outra forma de poupar passa por planear a ementa semanal e fazer a lista das compras antes de sair de casa. Isto não só permite que não compre além daquilo que precisa, como reduz significativamente as suas idas às compras.

 

2. Consolide e salde as dívidas

Se está a pagar alguma dívida seja o crédito habitação, o cartão de crédito um crédito automóvel ou outro crédito pessoal, concentre-se em reduzir e terminar esse pagamento o mais rapidamente possível. Os juros que paga por estes empréstimos é dinheiro deitado fora!

 

3. Venda o que não precisa

Seguindo as nossas dicas para destralhar a sua casa, separe alguns dos objetos que já não usa, móveis de que já não precisa ou até mesmo artigos estragados (cujas peças podem interessar a outros para reparações) e venda-os na internet. Com o dinheiro das vendas, faça um PPR e prepare-se o futuro.

 

4. Compre online

Vai reduzir custos se optar pelas compras online cujas vantagens não nos cansamos de enumerar: tem mais oferta a preços reduzidos, consegue comprar coisas usadas, em bom estado e a baixo preço, pode comparar os preços antes de se decidir, é cómodo porque recebe as coisas em casa e muitas vezes sem custos de transporte!

 

5. Prefira as marcas brancas

Esqueça o preconceito e, sempre que possível, prefira as marcas brancas que, na maioria das vezes, são produzidas pelos mesmos produtores que as marcas mais conceituadas no mercado. 

 

6. Compre localmente

As promoções que as grandes superfícies gritam na televisão, no rádio e online são muito tentadores mas, faça a experiência, e consulte os preços que a mercearia, a peixaria e o talho da sua zona estão a praticar. O mais certo é que seja agradavelmente surpreendido! Além disso, tenha uma pequena horta no jardim ou num canteiro na varanda ou, se não for possível, compre aos agricultores locais.

 

7. Faça os seus próprios presentes

No mundo em que vivemos toda a gente já tem tudo, por isso, poupe os dez, vinte ou trinta euros que ia gastar num presente e faça você mesmo os presentes de aniversário ou de Natal para oferecer a familiares e amigos. Numa pesquisa rápida online não faltam sugestões, receitas e tutoriais para fazer azeite aromatizado, esfoliante caseiro, golas em tricot, bolachas e compotas ou o próprio bolo de aniversário.

 

8. Desligue a televisão

Parece estranho mas com esta ideia para poupar pode fazer grande diferença no seu orçamento. Ao reduzir o tempo que passa a ver televisão, poupa na conta da eletricidade, poupa na conta do serviço de televisão por cabo (deixa de fazer sentido ter tantos canais), fica menos exposto ao ataque dos anúncios (logo consome menos) e pode dedicar-se a outras coisas como ler, fazer exercício, visitar familiares e amigos ou namorar.

 
O Casa Funciona da EDP garante-lhe as melhores tarifas na luz e no gás natural. Usufrua aqui de 50% de desconto na adesão!
 

9. Negoceie os contratos

Seja o contrato da televisão, do gás, da eletricidade ou do ginásio, se precisa de poupar está na hora de negociar ou de mudar os hábitos! Tem a certeza que precisa desses canais todos? Será que não consegue queimar tantas ou mais calorias sem pagar a mensalidade do ginásio? Pense nisso!

 

10. Poupe na cozinha

Para começar, cozinhe mais em casa. Não só as refeições, como bolachas, bolos, compotas ou pão - evite alimentos processados. Depois, rentalize ao máximo os equipamentos da sua cozinha. Por exemplo, se vai fazer um assado, não desligue o forno, aproveite e faça granola, pão ou um bolo para o pequeno almoço do dia seguinte. Vejas as nossas outras ideias para poupar dinheiro na cozinha.
 
Veja também: