Publicidade:

4 ilhas dos Açores para conhecer: encantos obrigatórios

Espere até ficar a conhecer estas 4 ilhas dos Açores que selecionámos para si. Vai sentir-se super tentado a embarcar já no próximo vôo.

4 ilhas dos Açores para conhecer: encantos obrigatórios
Circuito: Terceira, Faial, Pico e São Miguel

O arquipélago açoriano é composto por 9 ilhas, todas elas belíssimas. Mas, hoje vamos destacar 4 ilhas dos Açores, em particular: Terceira, Faial, Pico e São Miguel. Porquê? Porque juntas elas constituem um circuito único por aquilo que de melhor os Açores têm para oferecer.

Embarque nesta viagem pelas paisagens arrebatadoras, pelo património histórico e pela cultura local destas ilhas de sonho. Confira o que tem mesmo de visitar.

As ilhas dos Açores que tem mesmo de conhecer


Terceira

ilha terceira, açores

Nesta ilha acolhedora, de clima ameno e cheia de tradições vai poder maravilhar-se, desde logo, com a sua biodiversidade. Para além das belíssimas paisagens naturais, possui ainda um património edificado interessantíssimo como palácios, igrejas, fortes e jardins. Tal valeu à sua cidade de Angra do Heroísmo a classificação como Património Mundial da Humanidade, em 1983. Aqui pode observar baleias, mergulhar nas águas do atlântico, passear por florestas encantadas e lagoas localizadas em caldeiras de vulcões, fazer pesca desportiva, viajar de caiaque ou de balão, praticar golfe e entre outras atividades.

Faial

açores, faial

Localizada no grupo central do arquipélago dos Açores, esta é, sem dúvida, uma das mais belas ilhas açorianas. Da marina da Horta à pitoresca praia de Porto Pim, da bela Caldeira às estradas florestais do interior da ilha, do vulcão dos Capelinhos ao incontornável Peter Café Sport, as paisagens do Faial são de tirar o fôlego e retratam o deslumbramento ímpar da Natureza no seu melhor.

Pico

açores, pico

Esta é a segunda maior ilha dos Açores. Não deixe de explorar as suas terras altas e de apreciar as nuvens que povoam a zona montanhosa. Nesta zona, de origem vulcânica, vai encontrar fumarolas, rochas quentes e sentir um cheiro a enxofre muito caraterístico. O vinho e as baleias são outro atrativo da ilha. Perto de Madalena poderá observar extensas vinhas e, ainda, visitar o museu do vinho, assi como 3 museus sobre a caça à baleia.

São Miguel

açores, são miguel

Esta ilha açoriana é desenhada por duas áreas montanhosas separadas por uma plataforma de baixa altitude. Aí fica a Ilha Verde, um espaço caraterizado por prados extensos. A flora original resiste em pequenos núcleos, onde espécies nativas e endémicas como a urze, a faia-da-terra, o loureiro e o azevinho servem de porto de abrigo a uma ave muito especial – o priôlo – e ajudam a compor uma paleta de diferentes tons de verde. Um encanto!…

Circuito clássico das 4 ilhas  dos Açores (São Miguel, Terceira, Pico e Faial)


Na hora de viajar até aos Açores, opte por um pacote de uma semana que inclua o circuito a estas 4 ilhas: São Miguel, Terceira, Pico e Faial.

O itinerário começa na ilha de São Miguel com visita à Lagoa das Furnas, à Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo, ao Parque Terra Nostra, ao Miradouro do Pico do Ferro, à Vila Franca do Campo, à fábrica de chá da Gorreana, entre outros locais de interesse.

Na ilha Terceira, faça o passeio panorâmico que passa pelas piscinas vulcânicas de Biscoitos, Algar do Carvão, Serra do Cume, a caldeira Guilherme Moniz e a estrada das 12 ribeiras.

Já na ilha do Pico, é imperdível a visita guiada pelo Museu dos Baleeiros, a Vila de São Roque, Madalena, destacando-se ainda uma prova de licores e queijo artesanal.

Finalmente, o programa na ilha do Faial prevê visitas ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, à Marina da Horta, ao Miradouro do Vale dos Flamengos e às piscinas naturais do Varadouro.

Preço: desde 1.195€

 

Então, já começou a planear a sua viagem a estas ilhas dos Açores? Esperamos bem que sim… Esta é uma sugestão que deve seguir, pois temos a certeza que não se vai arrepender. Esqueça as ilhas longínquas, à distância de muitas horas de vôo, e fique a conhecer estas ilhas bem portuguesas, cheias de encantos e maravilhas.

Veja também: