10 ilhas paradisíacas que o vão fazer querer ir de férias

Praia, mar calmo e um céu tão azul que mais parece uma pintura. Se é o cenário ideal, descubra as 10 ilhas paradisíacas que o vão fazer querer ir de férias.

10 ilhas paradisíacas que o vão fazer querer ir de férias
Alguns dos cenários mais incríveis do mundo

As ilhas ocupam, desde sempre e de diferentes maneiras, a nossa imaginação, muito por influência das histórias que lemos nos livros ou dos filmes que vemos no cinema. A pensar nisso, mostramos-lhe 10 ilhas paradisíacas que o vão fazer querer ir de férias. Vai querer largar tudo, fazer as malas e partir à aventura.

Se, para alguns, a ilha com que sonham tem mar de águas transparentes, areias brancas e coqueiros; para outros, as ilhas mais exóticas constituem o objeto de desejo. Há os que procuram locais mais românticos, cheios de história. Existem ilhas para todos os gostos e feitios, sendo apenas difícil escolher qual delas visitar.

Veja as nossas sugestões de 10 ilhas paradisíacas que o vão fazer querer ir de férias e escolha a sua preferida.

Ilhas paradisíacas que o vão fazer querer ir de férias: as 10 melhores

Deixe-se levar por uma lista de lugares encantados que parecem tirados de uma tela de cinema. Mas eles existem mesmo e, por isso, vamos mostrar-lhe 10 ilhas paradisíacas que o vão fazer querer ir de férias, já hoje.


1. Ilhas Maurícias

As Ilhas Maurícias são apaixonantes e oferecem um cenário que irá tornar as suas férias inesquecíveis, seja para relaxar numa das praias mais bonitas do mundo ou para se aventurar no interior selvagem da ilha.

Apenas aqui consegue desfrutar de cenários tão bonitos e diferentes no mesmo dia: pode aproveitar as piscinas naturais com águas azul turquesa do Oceano Índico, com todos os corais e recifes que embelezam o arquipélago; e mais tarde conhecer a flora ambiental ou as montanhas de origem vulcânica que também formam a geografia do local.

Desde que foram descobertas, as Ilhas Maurícias receberam a influência de muitos povos diferentes e isso é notório num simples passeio a pé: são frequentes os vestígios africanos, indianos e também europeus. Uma panóplia de misturas que fazem deste um lugar único.

A juntar, uma geografia impressionante, recortada por montanhas de origens vulcânicas e cercada por recifes de corais coloridos e piscinas naturais e transparentes.

Se as ilhas Maurícias são o seu destino de eleição, veja os pacotes promocionais de férias da TopAtlântico.


2. Maiorca

maiorca

É a capital da maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares espanholas e oferece aos seus visitantes longas praias, baías tranquilas e um interior rico e variado que, no seu conjunto, dá origem a uma das ilhas mais bonitas de Espanha – falamos, claro, de Maiorca.

Este destino fantástico está próximo de Portugal e é relativamente acessível, permitindo aos visitantes desfrutar de momentos aliciantes de lazer e diversão, caracterizados pela presença de maravilhosas praias e de um clima ameno e agradável.

Considerado um destino turístico apetecível e bastante requisitado, Palma de Maiorca é, atualmente, uma ilha extremamente movimentada e frequentada por visitantes de todos os cantos do mundo, que se vêm atraídos pela possibilidade de encontrar todos os ingredientes necessários para umas férias inesquecíveis.

E o caso não é para menos: céu e mar de um azul intenso, areia dourada, belas enseadas, campos pitorescos, animada vida noturna – tudo isto resulta num cocktail perfeito para as suas férias inesquecíveis.

Viaje até Maiorca com a TopAtlântico a preços incríveis! Reserve as próximas férias aqui >>


3. Ilhas Gregas

santorini

Há de tudo para umas boas férias nas Ilhas Gregas: desde simplesmente ficar na praia, a caminhadas ou passeios num veleiro a navegar à volta das ilhas mais próximas, sem esquecer o óbvio mergulho em águas cristalinas de praias escondidas e só acessíveis por mar.

As Ilhas Gregas oferecem várias imagens idílicas: casas brancas, águas azul turquesa, um pôr do sol romântico, aromas do Mediterrâneo ou referências mitológicas. E dada a quantidade de ilhas existentes, nem sempre é fácil eleger as melhores, mas demos o nosso melhor: Santorini, Mykonos e Creta.

Para quem procura um pouco de romance e vida noturna, então Santorini é a melhor escolha. De origem vulcânica, com praias de areia negra que fazem um contraste incrível com o azul do mar e as casas brancas, o centro da cidade tem a vantagem de estar localizado no lado oeste da ilha, revelando-se esse como o lugar perfeito para apreciar o pôr-do-sol.

Para uma viagem entre amigos, Mykonos é a melhor escolha. A sua atmosfera animada e o desejo constante de festa invadem qualquer pessoa que desembarque nesta que é uma das ilhas mais famosas da Grécia. Mas apesar do turismo massivo isso não afetou a beleza da paisagem, com casas pitorescas e ruas estreitas, típicas da arquitetura das ilhas e águas cristalinas, sendo possível manter-se o espírito de uma simples vila piscatória tradicional.

Creta é a maior ilha da Grécia, reconhecida pela sua beleza natural, com praias intermináveis banhadas por águas de cor turquesa, montanhas imponentes, penhascos profundos e numerosas covas ocultas volteadas para o Mediterrâneo. Aqui encontra o refúgio perfeito para uns dias de pura tranquilidade. Além dos tesouros naturais, Creta também possui os vestígios mais importantes da antiga civilização minoica, pois é aqui que poderá descobrir os núcleos arqueológicos de Knossos, Festos e Gortina.

Faça das ilhas Gregas o seu paraíso de férias este verão! Aproveite as ofertas da TopAtlântico.


4. Ilhas Maldivas

maldivas

Até à década de 70, do século XX, as Maldivas eram um país-arquipélago pobre, dependente da pesca, porém tudo mudou na década seguinte, quando os resorts começaram a receber licenças para construir grandes empreendimentos em ilhas até então desabitadas.

Por isso, hoje as Ilhas Maldivas são uma forte atração turística, composta por 1196 ilhas, apenas 203 habitadas, espalhadas pelo Oceano Índico, agrupadas em 26 atóis que, vistos de cima, são por si só uma visão fenomenal, com os diferentes tons de azul.

Com tão pouca terra, a vegetação e a vida selvagem nas Maldivas não poderiam ser muito variadas e abundantes – mas se isto é o que se passa em terra, no mar o cenário não poderia ser mais diferente: a vida marinha é extremamente rica e as espécies animais têm um alto valor biológico e comercial. Há mais de duas mil espécies de peixes e imensos corais e nem precisa de se esforçar para os encontrar.


5. Phi Phi, Tailândia

Tailandia

As ilhas Phi Phi são certamente as mais desejadas da Tailândia e lá que encontra Maya Bay, uma das praias mais famosas do mundo e que ficou conhecida como o cenário de filmagem do filme “A Praia”, protagonizado por Leonardo di Caprio.

Localizado a apenas 50 quilómetros da província de Phuket, o arquipélago de Phi Phi fica na baía de Krabi, ao sul do país e abrange duas ilhas principais, Koh Phi Phi Don e Koh Phi Phi Leh, qual a mais bonita isso não sabemos.

Isto não só por causa da água verde translúcida de temperatura amena, mas também por estarem rodeadas de falésias calcárias muito altas e paredões quase inacreditáveis que parecem ter sido postos lá de propósito, ao invés de esculpidos pela natureza.

Este ano, coloque a Tailândia no seu mapa. Viaje para este destino asiático com a TopAtlântico.


6. Bora Bora, Polinésia Francesa

bora bora

A Polinésia Francesa é um conjunto de cinco arquipélagos que mais parece um paraíso perdido no Oceano Pacífico, pois está afastado de tudo – o vizinho mais próximo é a Nova Zelândia, a cerca de 4 mil quilómetros.

Por aqui, os programas são muito típicos: mergulho, passeios de jet-ski e catamarã, banhos em lagos naturais cercados por corais, mas também alguma história e cultura à mistura.

A região de Bora Bora concentra ainda a herança deixada pelos norte-americanos do período em que se tornou uma base militar durante a II Guerra Mundial. Curiosidade: o pintor francês Paul Gaugin viveu parte da vida na região, após um intempestivo relacionamento com seu amigo Vincent van Gogh, vindo a falecer no arquipélago das Marquesas, em 1903.

Entre os vários tributos, ele ganhou o The Paul Gauguin Cultural Center, no próprio território das Marquesas, e o do The Gauguin Museum, em Tahiti.


7. Fiji

fiji

Apesar de ter 300 ilhas minúsculas, que nasceram como resultado da intensa atividade vulcânica da região, o arquipélago de Fiji, no meio do Oceano Índico, é relativamente pequeno. Com o afloramento dos picos, recifes de corais completaram o trabalho da natureza, a temperatura moderada ao longo de boa parte do ano, o cenário de beleza fica completo assim que se depara com as tranquilas águas azuis.

Mas este é apenas um dos muitos atrativos das ilhas Fiji: praias espetaculares para banhos demorados, grandes ondas que atraem surfistas de elite, pontos de mergulho com alta variedade biológica e visibilidade, desporto aquáticos, como kitesurf, windsurf e canoagem fazem destas ilhas um destino que vale muito a pena.


8. Galápagos, Equador

galapagos

As ilhas Galápagos, no Equador, ganharam fama por ter sido grande fonte de inspiração ao naturalista britânico Charles Darwin e ao seu trabalho “A Origem das Espécies”. Darwin visitou o local em 1835, a bordo do navio HMS Beagle, e as suas observações sobre a fauna local levaram-no a criar a sua provocativa e controversa teoria da evolução.

Hoje, os Galápagos têm um enorme potencial turístico e um ainda mais valioso ecossistema que sofrem ameaças causadas pelo homem. A população insular triplicou em apenas duas décadas e o turismo quadruplicou, colocando em causa a sustentabilidade da região.

O grupo de 13 ilhas principais e dezenas de outras ilhotas no Oceano Pacífico não deixa, contudo, der ser o habitat de espécies como iguanas, leões-marinhos, tartarugas-gigantes, albatrozes e os exóticos tentilhões-de-Darwin.

Para os felizardos que visitem esta região, além da observação dos animais, as ilhas oferecem grutas, vulcões e belas praias, onde o mergulho é uma das atividades mais concorridas, contrariando a ideia de que se trata de uma ilha selvagem, de paisagem lunar e povoada exclusivamente por animais.


9. Fernando de Noronha, Brasil

fernando de noronha

Há quem diga que Fernando de Noronha é o verdadeiro paraíso na Terra, devido às suas areias douradas, mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, corais, vida marinha fabulosa e formações rochosas. Realmente, começam a ser cada vez mais os motivos para assim acreditar.

Acessível por avião ou navio, Fernando de Noronha não é um destino barato – todos os produtos disponíveis no arquipélago vêm do continente, o que encarece os preços, mas cada tostão gasto na ilha é muito bem recompensado pelos cenários deslumbrantes que irá encontrar.

Entre os cenários mais arrebatadores estão as praias da Baía do Sancho, da Baía dos Porcos e do Leão, que pertencem ao top 10 das mais bonitas do Brasil, e os morros dos Dois Irmãos e do Pico, cartões-postais de Noronha.


10. Ilha de Capri, Itália

capri

Com dez quilómetros quadrados, a ilha de Capri está rodeada pelo irresistível mar verde-esmeralda do Mediterrâneo e cheia de gente bonita e elegante, sendo muito frequentada por celebridades.

Esta região é conhecida pelo seu charme e beleza naturais, mas outrora foi apenas um pacato reduto de pescadores e agricultores italianos. Atualmente, chega a receber cerca de dois milhões de visitantes por ano, que são atraídos por inúmeros motivos: o cheiro delicioso que invade a ilha, devido à existência de duas fábricas de perfumes que aproveitam as flores típicas, o limão e a laranja para extrair as suas essências; as requintadas boutiques de marcas internacionais; as lojas mais concorridas; os ateliers e galerias mais mediáticos.

Mas este movimento não se verifica só em terra firme: os barcos, nos seus mais diversos tamanhos e feitios, são uma presença constante. E é a partir deles que é possível admirar a formação calcária de Capri, que permite a existências de grutas inacreditavelmente belas.

Se algum destes destinos lhe abriu o apetite das férias, consulte a TopAtlântico e aproveite para fazer a sua viagem de verão a preços incríveis. Boas férias!

Veja também: