AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Qual a importância da carta de apresentação

Sabe que um CV completo e atualizado é extremamente importante na procura por trabalho, mas consegue reconhecer a importância da carta de apresentação?

Qual a importância da carta de apresentação
Apresentamos 5 factores relevantes

Ainda que muitos desvalorizem o seu poder, a carta de apresentação é um dos componentes mais importantes na procura por um emprego. Por que motivo? É simples: por ser um elemento pessoal, complementar ao CV, que ajuda a dar a conhecer um pouco da pessoa, para além das caraterísticas técnicas e profissionais.


A importância da carta de apresentação em 5 passos

Uma carta de apresentação consegue apresentar ao recrutador diversos aspetos, nomeadamente:



1. Valor

Uma boa carta de apresentação ajuda-o a “vender” os seus pontos fortes, de forma a agarrar a atenção do potencial recrutador, aumentando de forma drástica as suas hipóteses de ser selecionado, daí a importância da carta de apresentação.



2. Educação

Uma das piores coisas, quer no CV, quer na carta de apresentação, é a existência de erros. Mesmo que pontuais, os erros demonstram falta de atenção e/ou até mesmo que não se importa o suficiente para reler o que escreveu. Evite que a sua candidatura vá diretamente para o lixo escrevendo-a sem qualquer tipo de erros!



3. Experiência

Enquanto que um CV apresenta capacidades e percurso, a carta de apresentação deve descrever de que forma as mesmas são importantes para o cargo ao qual se está a candidatar. Apresente exemplos de experiência relevantes, de modo a complementar o seu CV, mas sem se tornar demasiado exaustivo.



4. Entusiasmo

Uma carta de apresentação que demonstre que tem interesse na organização à qual se esta a candidatar e que fez o seu “trabalho de casa”, pode ajudar, mas será o seu entusiasmo e a forma como se expressa que irão fazer toda a diferença no processo de recrutamento.

Procure demonstrar ao recrutador o que o motiva a candidatar-se à vaga em questão, quais as suas mais-valias para a organização e, acima de tudo, quais as suas motivações. Um candidato motivado e entusiasmado irá, certamente, captar a atenção das organizações.



5. Singularidade

Faça da sua carta de apresentação uma combinação única de habilidades, competências, caraterísticas e experiências, de modo a que estas vão de encontro aos critérios de seleção para o cargo em questão. O importante é que as relacione de forma a mostrar que é o candidato ideal para a função.

Veja também: