A importância da reciclagem e as melhores práticas no dia a dia

Reduzir, reutilizar e reciclar são três palavras de ordem na construção de um mundo sustentável. Explicamos a importância da reciclagem.

A importância da reciclagem e as melhores práticas no dia a dia
Saiba porque deve reciclar e como o fazer

A quantidade de lixo que produzimos diariamente é alarmante e, tendo em conta que este ano esgotámos os recursos naturais disponíveis em tempo recorde, é cada vez mais gritante o pedido de ajuda vindo do planeta. A importância da reciclagem é, por isso, inequívoca. Transformar materiais usados em produtos novos não só é aconselhável como é também necessário para que as próximas gerações possam usufruir da Terra como nós o fazemos hoje.

Segundo um relatório do World Energy Council, em 2025, a produção de lixo (‘waste generation’) poderá atingir os 11 milhões de toneladas por dia. Em Portugal, só no ano de 2015, cada pessoa produziu, em média, 464 quilogramas de lixo. Fazia ideia?

Reciclar é um gesto que pode garantir que faz a sua parte no que diz respeito à saúde do planeta (que se traduz também na sua). Será, porém, um gesto difícil?

A resposta é não. Reciclar é cada vez mais fácil. Em Portugal, existem mais de 40 mil ecopontos espalhados de Norte a Sul e, em cada dez casas portuguesas, sete já separam o lixo. Como?

Dê importância à reciclagem

Para minimizar a sua pegada ecológica, a separação do lixo doméstico é fundamental. Analisemos, então, onde colocar os diferentes resíduos.

importancia da reciclagem

Ecoponto amarelo

Serve para colocar todas as embalagens de plástico e metal, como garrafas de água, sumos e óleos alimentares, pacotes de bebidas e latas. Não deve colocar papel e cartão, pilhas, electrodomésticos e outros plásticos que não embalagens (como cassetes de vídeo, canetas e talheres de plástico).

Ecoponto azul

Pode depositar caixas de cartão, revistas, jornais e papel de escrita e impressão. Não deve depositar produtos tóxicos, papel sujo, toalhetes e fraldas, papel vegetal ou plastificado e autocolantes.

Ecoponto verde

Pode colocar garrafas, frascos e boiões. Não pode depositar louças e cerâmicas, vidro plano, janelas, cristais, espelhos, lâmpadas e frascos de medicamentos.

Dicas importantes

  • As pilhas e o óleo têm também contentores próprios – o pilhão e o oleão –, que pode encontrar em vários espaços de acesso público;
  • Escorra sempre o conteúdo das diferentes embalagens antes de as depositar;
  • Não se esqueça de colocar o saco de plástico onde transporta os resíduos no ecoponto amarelo;
  • Visite o site da Sociedade Ponto Verde sempre que tiver dúvidas relacionadas com o processo e/ou importância da reciclagem.

Feita a separação do lixo em casa, pode sempre ir mais além e procurar usar a sua imaginação: não tem de se cingir aos ecopontos! Reciclar pode ser também uma arte. Transformar objectos mundanos e/ou ultrapassados em modernos bibelôs é uma excelente forma de contribuir para a não acumulação de lixo e para ir treinando o seu bicho-carpinteiro (literalmente).

Conheça os blogs que o podem inspirar a pôs mãos à obra.

Seja ao reutilizar latas ou ao fazer de caixas de fruta estantes para os seus livros, o que importa é reduzir, reutilizar e reciclar. A sua carteira agradece e o planeta também!

Veja também:

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes