A importância de pedir a declaração de englobamento de capitais

A importância de pedir a declaração de englobamento de capitais

Descubra aqui as vantagens.

O que é o englobamento de capitais e quais as vantagens de solicitar a sua declaração

Quando existe algum dinheiro extra nas contas bancárias, verifica-se  uma vontade generalizada de o colocar a render. Actualmente, as aplicações financeiras mais tradicionais não estão a gerar a rentabilidade de anos anteriores. Porém, os Clientes bancários continuam a criar ritmos de poupança.

O rendimento de capital é todo o dinheiro gerado a partir do capital investido numa qualquer aplicação de poupança, depósito a prazo, certificados de aforro, fundos de investimento...

Os juros comunicados ao Cliente são sempre sob a forma de TANB, taxa anual nominal bruta. Isto significa que terá de ser deduzido ao valor dos juros, a taxa de retenção de 28%.
 

O que é o englobamento de capitais?

Se o Cliente resolve declarar o valor ganho em sede de IRS, deixa de estar sujeito a esta taxa liberatória generalizada, passando a estar sujeito à taxa de IRS do seu escalão de remuneração.

Este englobamento só será vantajoso caso o contribuinte tenha uma taxa de escalão de IRS inferior a 28%, beneficiando da diferença descontada.

Será muito importante verificar, por exemplo no seu recibo de vencimento, qual o escalão de IRS em que se encontra e decidir, a partir do mesmo, se é compensador fazer o englobamento de capitais. 

A Pessoa A apresenta-se no escalão de dedução de 15,5%. Se optar por englobar os capitais, irá beneficiar da diferença nos juros já retidos pelo imposto de capitais (28% - 15,5% = 12,5%).

Importa lembrar que esta declaração deve ser solicitada na instituição onde o Cliente tem o seu capital investido.


Veja também:

Sérgio Martins Sérgio Martins

Nasci e estudei em Coimbra, a capital do preto da saudade. Admito que, tal como diz a balada, “os segredos dessa cidade, levo-os comigo para a vida”. E são muitos! Depois de terminar o curso de Economia fui recebido na muy nobre e sempre LEAL invicta cidade do Porto. Aqui, aprofundei os meus estudos num mestrado em Gestão de Marketing, tornei-me bancário e casei. Gosto de criar dados para análise, interpretar estudos e resolver problemas. Interessa-me muito o mundo empresarial e sou apaixonado por futebol. Hoje com 30 anos, ainda tenho imensa vontade de mudar o mundo.

Também lhe pode interessar: