AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Sinais que é infeliz no trabalho

Saiba se é infeliz no trabalho e o que deve fazer se for esse o caso.
 

5 Sinais que é infeliz no trabalho
Descubra se sofre deste mal.

Sente que algo não está bem no seu emprego? Que é tempo de mudar algo? Ou simplesmente que precisa de mudar de emprego? O mais certo é sentir-se infeliz no trabalho. Para alterar isso o melhor é aprender a reconhecer os sintomas e depois decidir o que fazer a seguir.


Infeliz no trabalho: 5 sinais de alerta

Sentir-se feliz e motivado no trabalho é o que qualquer profissional ambiciona. Não só aumenta a sua produtividade e o seu desempenho, como ainda lhe dá boas perspetivas de evolução dentro da própria empresa. Infelizmente, nem todos têm essa sorte e são muitas as pessoas que sentem infelizes nos seus trabalhos. Mas até para esses há solução. A verdade é que em muitos casos as pessoas nem se apercebem dos sintomas e acabam por prolongar (e aumentar) a sua infelicidade. Se é o seu caso, aprenda a reconhecer os sintomas. Aqui ficam os cinco principais sinais.


1. Passa a vida a olhar para o relógio

Se mal chega ao trabalho (ou mesmo antes de sair de casa) já está a fazer as contas às horas que faltam para sair, algo de muito errado se passa. É normal que a certa altura anseie pela hora de saída para poder relaxar um pouco, o que não é normal é que passe o dia nessa ansiedade.


2. Não se sente valorizado

Esta é uma das principais razões para a infelicidade no trabalho. Todos os profissionais querem ver os seus esforços reconhecidos ou o seu trabalho valorizado. Até porque esse reconhecimento funciona muitas vezes como motivação para manter o foco ou para se empenhar ainda mais nas suas funções ou nos projetos em mãos. Se isso não acontece é normal que se sinta infeliz.


3. Não se relaciona bem com os seus colegas de trabalho

Seja porque tem colegas difíceis ou porque desconfia das motivações das pessoas que o rodeiam, nem sempre é fácil estabelecer bons relacionamentos com os colegas de trabalho. E, em certos casos, essas dificuldades tendem não só a contribuir para que se sinta infeliz no trabalho, como também para aumentar essa infelicidade.


4. Procrastina

Ou seja, se olha para a sua lista de tarefas e faz algumas tarefas de forma rápida e eficaz, mas as restantes acaba sempre por adiar, pode estar perante um sinal claro de que não se sente feliz no trabalho.


5. Sintomas físicos

Insónias, fadiga e dores de cabeça constantes é algo que deve ter em atenção, porque pode ser uma evidente manifestação de que não se sente feliz no seu trabalho. Aliás, há estudos que confirmam que pessoas infelizes no trabalho têm maior tendência de sofrer sintomas físicos de stress.


O que fazer?

Em todo o mundo são milhões os profissionais que se sentem infelizes no trabalho, mas antes que diga que não pode fazer nada para evitar ser infeliz no trabalho, saiba que não é assim. Há sempre uma alternativa. Nós deixamos-lhe três (sendo que uma delas serve apenas para reforçar as outras duas).

1. Faça algo diferente

Procure uma nova função, um novo emprego ou (até) uma nova carreira. Vai dar trabalho, mas quem sabe não fica (pelo menos) mais perto da felicidade.


2. Mude a sua forma de pensar

Por vezes basta mudar alguns hábitos ou a sua mentalidade para que as coisas melhorem.


3. Não faça nada

Mas nesse caso prepare-se para continuar infeliz. (Claramente, não é a opção mais viável)


Procure a sua felicidade

É possível ser feliz no trabalho. Cabe-lhe a si procurar essa felicidade.


Veja também: