Publicidade:

Inflamação ou infecção: descubra as diferenças

Será inflamação ou infecção? Saiba como distinguir os problemas na hora H para, assim, saber escolher o tratamento mais adequado.

Inflamação ou infecção: descubra as diferenças
São ambas muito comuns

Inflamação ou infecção? São ambos, infelizmente, termos muito comuns no dia a dia de qualquer pessoa. Embora sejam muitas vezes usados quase como sinónimos, a verdade é que são fenómenos muito distintos e que não devem ser confundidos, uma vez que obrigam a tratamentos e comportamentos diferentes.

Não é por acaso que temos à disposição antibióticos e anti-inflamatórios, medicamentos que devem ser usados corretamente e com responsabilidade. Em qualquer dos casos, no entanto, é importante ter uma opinião médica, especialmente quando está em causa uma infecção.

Inflamação ou infecção: como distinguir


Para além de serem termos do dia a dia, inflamação e infeção são problemas que têm em comum o facto de causarem dores. Esta semelhança pode, em alguns casos, causar alguma confusão na hora de empregar os conceitos.

Inflamação

inflamacao

A inflamação funciona como uma resposta do corpo a uma agressão externa, que pode ser um corte ou uma batida, por exemplo. O objetivo do processo inflamatório é defender o organismo do agressor e dos problemas que este pode provocar, destruindo-o e bloqueando os seus efeitos.

Para que isso aconteça, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo na direção da área lesionada, de modo a que possam entrar em ação os glóbulos brancos, vistos como células de defesa. Claro está que este fenómeno tem sintomas muito específicos:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Sensação de calor na área afetada.

Importa salientar que, para além da defesa, a inflamação desencadeia também o processo de cicatrização da agressão.

Infecção

febre

A infecção resulta de uma invasão do nosso organismo por parte de um micro-organismo, como um vírus, uma bactéria ou um fungo. Por norma, estes invasores produzem toxinas e desencadeiam respostas do corpo, que podem ir desde doenças até inflamações. Por isso mesmo, as infecções originam reações de combate no sistema imunológico.

No que se refere aos sintomas, pode dizer-se que são mais violentos do que no caso da inflamação. Ora, espreite:

  • Febre;
  • Dor localizada e dores musculares;
  • Fadiga;
  • Diarreia;
  • Aparecimento de pus.

Habitualmente, as infecções que são provocadas por bactérias são mais violentas e invasivas, ao passo que aquelas que resultam de vírus tendem a ser mais pacíficas e são de fácil resolução.

Tratamento

No caso de uma inflamação, o tratamento é bastante simples e passa pela utilização de anti-inflamatórios que reduzam as dores e ajudem no processo de cura da agressão.

As infecções, por sua vez, obrigam a cuidados maiores. De um modo geral, é necessário consultar um médico para que ele avalie a infeção e defina qual o micro-organismo que originou o problema – o que, muitas vezes, é feito através de análises. Só depois é possível decidir a medicação adequada, que pode passar por antibióticos (infeção causa por bactéria), antivirais (infeção causada por vírus), antiparasitários (infeção causada por parasita) ou, ainda, antifúngicos (infeção causada por fungo).

Para que não restem dúvidas sobre se o problema se deve à inflamação ou infecção, na persistência dos sintomas, consulte o seu médico.

Veja também:

Inês Pereira Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e Pós-Graduada em Branding e Content Marketing, sempre se deu bem com a escrita. Embora prefira escrever com um teclado, não acredita nessa ideia de ler um livro através de um ecrã: um livro lê-se em papel e tem um marcador. Gosta de fotografia, de história e de conhecer o mundo.