Infusão de frutas: 3 ideias para transformar a água

É essencial ao organismo, mas, muitas vezes, é tida como "aborrecida". Para acabar o mito, veja a nossa dica para tornar a água deliciosa: a infusão de frutas.

Infusão de frutas: 3 ideias para transformar a água
A água, afinal, pode ser saborosa

Diga adeus à água engarrafada! Se procura por formas de tornar o seu copo de água mais saboroso, fica a saber que já não precisa gastar a mais por isso. Neste artigo vai encontrar formas criativas, simples e económicas para tornar essa bebida essencial mais saborosa… Que tal uma boa infusão de frutas para acompanhar a sua rotina do dia a dia? Tome nota e delicie-se com as nossas ideias.

Água engarrafada vs. Infusão de frutas feita em casa

agua engarrafada

Sabia que cerca de 90% daquilo que paga por uma garrafa de água serve para pagar a embalagem, o transporte e a publicidade da marca? E, numa perspectiva sustentável, sabia que muitas garrafas terminam em aterros sanitários, onde podem demorar milhares de anos para se decompor?

E se as suas compras incluem as águas aromatizadas, é provável que esteja a consumir corantes e açúcares completamente dispensáveis. A pensar nisso, temos a nossa sugestão de hoje: salte a ida ao supermercado e prepare as suas infusões em casa – e com truques geniais para turbinar o sabor e os benefícios da bebida.

Infusão de frutas: 3 receitas cheias de sabor

agua aromatizadaFonte: A Revista da Mulher


Infusão de melancia e jalapeño

Nesta receita encontra o sabor da melancia suculenta, carregada de vitaminas A e C, e o toque criativo dos jalapeños picantes, que contêm capsaicina – um composto que promove a libertação da endorfina, a hormona da felicidade.

Ingredientes
1/2 chávena de açúcar mascavado
1/2 jalapeño, sem sementes e esmagado 
2 ramos de tomilho fresco
5 chávenas de melancia picada e sem sementes
Gelo q.b. para servir

Modo de preparação

  1. Numa panela média, junte o açúcar com 1/2 chávena de água e cozinhe em lume médio até que o açúcar se dissolva – cerca de 4 minutos.De seguida, adicione o jalapeño e o tomilho, deixando no lume por 5 minutos. Retire o jalapeño e o tomilho e reserve.
  2. Despeje o xarope (a infusão sem o jalapeño e o tomilho) e a melancia picada no liquidificador. Bata tudo suavemente por cerca de 2 minutos.
  3. Decore com o tomilho e sirva esta infusão bastante fresca.

Infusão de maçã e canela

A canela ajuda a reduzir a concentração de açúcar no sangue e melhora a sensibilidade à insulina, enquanto as maçãs são aliadas poderosas contra o cancro do cólon e a doença de Alzheimer contra o câncer de cólon.

Ingredientes
1 litro de água
1 pau de canela
1 maçã verde
1 limão

Modo de preparação

  1. Aqueça, sem deixar ferver, a água. Quando estiver quente, transfira para uma jarra e junte a canela e a maçã verde (cortada em pedaços).
  2. Feche a jarra por 10 minutos e depois leve ao frigorífico.
  3. Duas horas depois, quando a infusão já estiver fresca, adicione o suco de limão. Está pronta a servir.

Infusão de morango e manjericão

Esta mistura bonita de morangos e manjericão oferece um boa dose ferro da erva e mais o bónus da vitamina C, vindo das bagas. A Vitamina C tem sido associada à luta contra o cancro, para além de ser reconhecida como um poderoso antioxidante. Quer manter a hidratação e afastar as rugas? Aposte nesta infusão.

Ingredientes
1 litro de água
8 morango frescos (limpos e fatiados)
Manjericão a gosto

Modo de preparação

  1. Numa jarra grande, misture todos os ingredientes e leve ao frigorífico por, pelo menos, 3 horas antes de servir.

Veja também: