Inglês comercial: uma ferramenta essencial

O mercado de trabalho exige aptidões específicas. Já ouviu falar em inglês comercial? Saiba por que este idioma é essencial aos negócios.

Inglês comercial: uma ferramenta essencial
Cada vez mais empresas exigem o domínio do inglês comercial

Já ouviu falar em inglês comercial? O mercado de trabalho e o inglês são, cada vez mais, inseparáveis. A cada dia que passa, aumentam as exigências das empresas na hora de selecionar candidatos e contratar um colaborador. Sobem para o topo da lista de preferências aqueles que dominam a língua inglesa – e mesmo os que já ocupam um lugar no quadro, acabam por ser pressionados para aprender o idioma. Porquê? A razão é simples e neste artigo vai encontrar a explicação.
 

Negócios versus Globalização

Cada vez mais, o mundo dos negócios vê as linhas das fronteiras ficarem para trás. Somos bombardeados por ofertas de produtos e serviços fornecidos por empresas internacionais – marcas de alcance mundial. Da mesma forma, Portugal oferece o mesmo para fora, à procura de destaque económico em mercados distantes.

No universo empresarial, há muito tempo, o inglês é tido como a língua padrão – e já não há muitas voltas a dar ao assunto. É a língua inglesa que permite a maior parte das transações internacionais – e não importa se elas acontecem na China, no Japão ou na Arábia Saudita.



Porque deve investir no inglês comercial?

Muitas pessoas ainda se perguntam sobre a necessidade real do inglês, principalmente quando os seus trabalhos não exigem o contacto com pessoas de outros países. Em tese, isto poderia fazer sentido - mas a verdade é que as empresas têm uma visão bastante diferente sobre o assunto.

As empresas acreditam que a língua é indispensável a qualquer função. Por exemplo: querem que as relações comerciais sejam uma aposta de toda a equipa. Como? Os empresários acreditam que cada setor deve tratar diretamente com os seus colegas no exterior. Se um gerente financeiro tem um assunto do seu departamento por resolver, deve ser ele próprio a abordá-lo junto do departameto financeiro da empresa, cliente ou fornecedora, que está no exterior.

Isso, na visão das empresas, é um passo que ajuda a somar pontos quando o assunto é garantir a maior eficiência de todos os departamentos. É impensável que os negócios aconteçam apenas quando os altos executivos, que falam inglês, comuniquem com as empresas estrangeiras.

Assim, vemos que aquilo que antes era visto como um “plus” no currículo, hoje é essencial a qualquer profissional.
 


Como aprender inglês para os negócios?

Para aprender o inglês comercial, existem programas especialmente criados para o mundo dos negócios. Frequentar um curso de inglês direcionado para impulsionar a carreira profissional pode ser uma mais-valia importante e garantir aquela desejada vaga no mercado de trabalho. A diferença fundamental neste tipo de pedagogia é que ela é adaptada ao seu dia-a-dia profissional: o foco está em aperfeiçoar as suas habilidades na hora de contactar um cliente ou fornecedor, por exemplo.

Uma das apostas que deve fazer é na realização de exames específicos de inglês comercial, que dão a garantia de certificados. No British Council, por exemplo, encontra opções variadas e adaptadas a diferentes níveis. Lembre-se: estudar para exames vocacionados estimula a vontade de aprender com foco no objetivo que traçou.

 


Exames que pode realizar


O Cambridge English: Business Preliminary

Também chamado de Business English Certificate (BEC) Preliminary, este é o primeiro de uma série de três exames Cambridge English Business Certificates. O certificado em questão permite que as empresas comprovem que os candidatos têm habilidades suficientes para comunicar em inglês durante situações práticas no ambiente de trabalho.  

Para fazer o exame, deve ser capaz de:
  • Debater tarefas práticas, como dar ou pedir informações gerais;
  • Compreender discussões comerciais gerais;
  • Compreender chamadas telefónicas;
  • Escrever cartas e e-mails comerciais breves.
 


O Cambridge English: Business Vantage

Este segundo exame da série Cambridge English Business Certificates, que incide no inglês comercial, mostra às empresas que o candidato já tem capacidades de comunicar em Inglês em qualquer ambiente profissional.

Para fazer o exame, deve ser capaz de:
  • Expressar opinião e debater assuntos factuais;
  • Compreender cartas e relatórios comerciais;
  • Fazer uma pequena apresentação;
  • Escrever uma proposta curta.



O Cambridge English: Business Higher

O último exame Cambridge English Business Certificates é direcionado para quem deseja mostrar aos empregadores que comunica em inglês com confiança e autonomia.  

Para fazer o exame, deve ser capaz de:
  • Assumir um papel ativo durante reuniões de caráter comercial;
  • Compreender relatórios comerciais e cartas;
  • Escrever propostas, e-mails e  cartas detalhadas.



Porquê fazer um exame com o British Council?

Existem duas razões simples para optar por esta rede de escolas na altura de obter o seu certificado de inglês. Tome nota:
  1. Os candidatos têm acesso gratuito aos cursos de autoaprendizagem online.
  2. Através dos sites TeachingEnglish e LearnEnglish, os candidatos contam com o apoio de professores e alunos para estudar e esclarecer as suas dúvidas de inglês.
 
Veja também:

Continuar a Ler

Os mais vistos