Inglês: como treinar a gramática online

É importante para medir os conhecimentos linguísticos e para não deixar escapar nenhuma oportunidade. Veja como treinar online a gramática do inglês.

Inglês: como treinar a gramática online
Tome nota das nossas dicas para melhorar as suas habilidades

No currículo, este não é mais considerado apenas um diferencial. Dominar o inglês passou a ser fator eliminatório durante as seleções para o mercado de trabalho.

Sabia que 80% das vagas de emprego exige a fluência no idioma? Para além disso, o elevado conhecimento no idioma mais requisitado do mundo, pode também significar ganhar mais. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultora brasileira Catho, o inglês é capaz de representar um aumento salarial que ronda entre os 60 e os 80%.

Se quer saber se é fluente, então responda: através do inglês, é capaz de garantir uma conversação, ler e escrever corretamente? Estas são as características que as empresas procuram – e elas têm como base a gramática da língua. Para aumentar o seu nível de proficiência e garantir as melhores oportunidades de carreira, vai gostar de ler as nossas 6 dicas para treinar online a gramática do inglês.

Gramática e conversação: os obstáculos a derrubar

A par das dificuldades com a fala, um dos grandes problemas sentidos pela maior parte das pessoas que estão a aprender o inglês é o embaraço para encarar a gramática. A boa notícia é que este não precisa ser um obstáculo – afinal, a língua tem regras muito mais flexíveis do que o português.

Como treinar a gramática do inglês?

A sala de aula é a resposta mais óbvia, mas as opções de ensino à distância ganharam muitos pontos e espaço na vida de quem está a aprender inglês. O ambiente virtual pode ser uma excelente alternativa para quem quer estudar o idioma sem sair de casa – ou garantir um reforço “extra” nas horas de estudo.

Tome nota das melhores formas de treinar online a gramática do inglês:

1. InglêsOnline

Este é um site completo e robusto, que oferece dicas, podcasts e aulas de inglês, esclarecendo dúvidas gerais e pormenorizadas da gramática. Nele é possível encontrar material didático para resolver questões básicas ou complexas, que não dependem do nível de destreza que tem na língua. Através do Grammar Online, encontra um quiz com 50 perguntas gerais e é este teste que torna possível descobrir o seu grau de conhecimentos em inglês.

A partir daí, pode optar por ter aulas online ou apenas utilizar a plataforma como complemento do que aprende em sala de aula, esclarecendo todas as dúvidas gramaticais de forma online e gratuita.

2. Italki

Este é um site muito recomendado por nativos do inglês. No Italki é possível encontrar centenas de professores, espalhados por todo o mundo, e dispostos a dar aulas de inglês que fogem à regra. As lições são dadas online e, apesar de ser uma organização pensada para priorizar a conversação, todas as aulas incluem as bases necessárias ao domínio do idioma – inclusive a gramática.

Para experimentar o site, basta dar quatro passos:

  • Inscrever-se;
  • Escolher o idioma (há muito mais para além do inglês);
  • Escolher o professor;
  • Agendar as aulas.

3. Alan

Pode parecer estranho, mas treinar a gramática através da conversação em chats pode ser uma excelente forma de memorizar as construções das frases. O robô Alan está sempre disponível para uma boa conversa – a ferramenta é gratuita e sem necessidade de inscrição no site. Para tornar o processo ainda mais enriquecedor, abra uma ferramenta de tradução – como o Linguee – e garanta que aprende novas palavras e expressões com o Alan.

4. LearnEnglish

No site LearnEnglish, os profissionais das escolas British Council disponibilizam material didático para exercitar o inglês – e isso inclui, claro, a arte de dominar a gramática do idioma. São inúmeras as formas oferecidas para melhorar o seu vocabulário, expostas através de jogos, aulas, podcasts e muito mais. Todas as atividades misturam temas específicos, como viagens, culinária, arte, negócios e futebol.

As atividades sugeridas pelo portal LearnEnglish foram especialmente concebidas para o ambiente virtual e ajudam a estimular o cérebro, mantendo o raciocínio focado numa única tarefa: aprender inglês.

5. Ever Urgent English

Se gosta de ter aulas em vídeo, sem hora certa para começar e sem a necessidade de deslocação até à escola, vai gostar de conhecer o canal Ever Urgent English. As aulas ficam disponíveis no YouTube e são planeadas para serem curtas, nunca ultrapassando os cinco muntos. São 120 aulas, que incluem teoria e prática.

6. EnglishLive

O blogue EnglishLive publica diversos artigos que tiram dúvidas sobre o uso do vocabulário em inglês. Como usar “both”, “either” e “neither”? Como usar o Present Perfect? E o Simple Past? E o temido verbo “to have” – que provoca os erros mais comuns-, como usar? Se estas são algumas das suas dúvidas, vai gostar de espreitar o blogue.

Veja também:

Os mais vistos