Inglês para crianças: dicas para aprender de forma lúdica

Inglês para crianças: conheça algumas dicas que podem ajudar pais e filhos a promover a aprendizagem de um novo idioma e as relações afetivas.

Inglês para crianças: dicas para aprender de forma lúdica
Vamos brincar para aprender inglês? Let´s play?!

Lúdico tem a sua origem na palavra latina “ludus” e, como a definição do dicionário testemunha, relaciona-se com jogo, divertimento, distração e prazer.

Estas palavras e definição têm um caráter positivo e apelativo e, por isso mesmo, o lúdico parece quase sempre associar-se a algo que nos atrai, que nos motiva e que desperta em nós (crianças, adolescentes e adultos) reações felizes, positivas e de descontração.

Quando falamos em inglês para crianças, a componente lúdica não pode ser descurada. Se enquanto adultos, procuramos momentos de lazer e ludicidade, na infância eles fazem parte do dia-a-dia. Por isso, há que rentabilizá-los em prol do ensino e da aprendizagem da língua inglesa.

Adicionalmente, as dicas abaixo podem ajudar pais e filhos, não só na promoção da aprendizagem de um novo idioma, mas também de relações afetivas e tempos em comum mais prazerosos.


Inglês para crianças: dicas para aprender de forma lúdica

 

1. Jogos diversos 

Usar jogos, dos mais tradicionais aos jogos online e às aplicações para telemóveis e tablets (apps para aprendizagem das línguas, por exemplo, existem para vários níveis de aprendizagem), para aprender inglês pode ser um ótimo recurso.

Poderão rentabilizá-los, por exemplo, para a aprendizagem do alfabeto, de palavras sobre uma temática concreta, em jogos como as sopas de letras ou no jogo do enforcado.

As cartas com ilustrações e palavras associadas servem para treinar e ajudar a memorizar, por exemplo, vocabulário como: cores, profissões, animais, etc. O bingo em inglês para aprender os números e o vocabulário matemático.
 


2. Novas tecnologias

Com a generalização da utilização das novas tecnologias, na escola e na sociedade em geral, o recurso à Internet pode fomentar o ensino do inglês para crianças, além de estimular o contacto com a tecnologia.

Importa, porém, que haja um equilíbrio entre a exposição às tecnologias, aos jogos mais tradicionais que favorecem a socialização e a comunicação com a família e com outras crianças, bem como a brincadeira ao ar livre para promover o crescimento e o desenvolvimento integral das crianças.
 


3. Filmes de animação e programas televisivos

Muitos filmes de animação, programas televisivos e desenhos animados incentivam as crianças a falar, a cantar genéricos, a repetir expressões, a visualizar diferentes elementos (palavras, frases, símbolos, marcas, etc.) em inglês, estimulando, assim, a aprendizagem deste idioma.
 


4. Canções em inglês

As canções em inglês para crianças são outra das formas lúdicas de aprender este idioma, quem sabe a caminho da escola, de casa, em passeio de família. Se ouvidas e cantadas no carro durante a viagem, por exemplo.

As crianças têm a capacidade de aprender rapidamente, por isso incentivá-las a ouvir e a cantar músicas educativas em inglês, ou as suas favoritas, as do seu cantor favorito, contribuirá para o interesse nesta língua.
 


5. Vídeos em inglês para crianças

Utilizar vídeos engraçados em inglês ou sobre temáticas de que as crianças gostem, pode ser outra forma lúdica de aprender.

O Youtube está cheio de vídeos com peripécias que fazem rir, sobre animais de estimação e selvagens ou sobre as séries favoritas das crianças.
 


6. Exercícios em inglês online

Numa curta pesquisa no Google, encontrará exercícios com palavras e frases básicas, mini podcasts para treino da audição e pronúncia, etc.


Pode ainda socorrer-se de inúmeros recursos, ferramentas e materiais, em papel e online, como:
  • Dicionários ilustrados em inglês
  • Rimas infantis
  • Receitas para crianças
  • Trava-línguas
  • Adivinhas
  • Provérbios
  • Contos tradicionais
  • Anedotas
  • Fábulas
  • Eventos e workshops em inglês para crianças, etc.

Fora de casa, e da família, a aprendizagem lúdica também é possível!

Saiba mais sobre os cursos de inglês para crianças do British Council.

Veja também:

Os mais vistos