Inglês para principiantes: 8 dicas fundamentais

O inglês para principiantes deve ser simples e apelativo. Conheça ideias fundamentais para aprender inglês.

Inglês para principiantes: 8 dicas fundamentais
Conheça expressões e dicas fundamentais para aprender inglês

Inglês para principiantes – como pode aprender? Nos tempos atuais, de comunicação global, em que as relações entre indivíduos de variados países e culturas se estreitam, saber falar inglês torna-se fundamental. Mas que palavras e expressões fundamentais deve um principiante conhecer? Que estratégias deve ter em conta?

Para ir de encontro a esta necessidade, apresentamos 8 dicas fundamentais na aprendizagem de inglês para principiantes.

Dicas de aprendizagem de inglês para principiantes

1. Saber cumprimentar alguém

Deve conhecer expressões de saudação, como “Hello”, “Hi”, “Good morning”, “Good afternoon”, “Good evening”, “Good night”, “How are you?“. Use-as quando se encontrar com um falante do inglês e o quiser cumprimentar.

2. Saber despedir-se

Saber despedir-se quando uma conversa termina é preponderante. Conheça, então, expressões como “Bye”, “See you soon” ou “Nice to meet you”.

3. Conseguir fazer uma breve apresentação pessoal

É fundamental começar por aprender a dizer como se chama, que idade tem, onde vive, o número de contacto, o email, o país de onde vem, entre outras informações sobre si próprio que pode necessitar de indicar.

falar ingles

4. Pedir informação através de conversa telefónica

Poderá começar com as seguintes expressões:
I am calling to talk about… /to ask for…/ to inquire about….

Pode também iniciar da seguinte forma, quando necessita de algum tipo de informação:
Could you please give me some information about…

5. Nunca traduzir literalmente

Cada língua tem uma estrutura própria. A estrutura do Português é muito diferente da estrutura do inglês. Se um principiante traduzir cada palavra que quer transmitir, poderá acabar por construir frases sem lógica.

Ou seja, nunca se deve traduzir literalmente, pois a mensagem que queremos transmitir pode perder-se no meio de uma tradução forçada. Além disso, se vivermos colados ao dicionário, acabamos por perder o interesse na língua e a sua aprendizagem torna-se penosa.

6. Oiça música com letra em inglês

O inglês para principiantes pode ser muito mais divertido se aliarmos a sua aprendizagem à música! Escolha os seus cantores favoritos ou bandas de eleição.

Se quiser, poderá procurar na web as letras das músicas de que tanto gosta e acompanhar a audição da canção com a leitura da letra. Selecione expressões que desconhece e pesquise o seu significado. Sentir-se-á fantástico quando da próxima vez que ouvir esse tema, já compreender o que o seu vocalista queria transmitir! Será um sinal de que o seu inglês está a evoluir!

Pode também treinar a sua pronúncia, comparando a forma como diz a palavra com o modo como o vocalista a pronuncia.

musica em ingles

7. Leia em inglês

Claro que não se pode pedir, em contexto de inglês para principiantes, que comece por ler um romance em inglês. Seria frustrante e iria sentir-se desanimado e sem vontade para continuar. Escolha antes, por exemplo, revistas internacionais, redigidas em língua inglesa, em suporte papel ou digital.

Selecione os artigos que lhe interessam, de áreas que possam ser importantes para si, e tente compreender a mensagem central que querem transmitir. Mais uma vez, não caia na tentação de traduzir o artigo palavra a palavra, ou de ler com o dicionário ao lado! Tente esforçar-se, primeiro, por compreender a mensagem inicial do artigo.

8. Veja filmes ou séries inglesas ou americanas, sem legendagem

Escolha as séries ou filmes que conquistam a sua atenção e o prendem ao ecrã ou ao monitor, e procure seguir os diálogos das personagens, sem recorrer a legendas. No início, poderá parecer muito difícil, mas depois tornar-se-á mais fácil e estimulante. É uma ótima forma de aprender inglês de forma divertida!

As 8 dicas apresentadas são, efetivamente, muito úteis. Se as seguir, verá que o inglês para principiantes pode tornar-se mais fácil e divertido de aprender!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.