10 ingredientes que deve ter sempre na despensa

Sabia que há ingredientes que são usados com muita frequência em quase todos os pratos? Descubra quais são para os ter sempre na despensa.

10 ingredientes que deve ter sempre na despensa
O segredo do sucesso está na organização

Há 10 ingredientes que não podem faltar na sua despensa e apostamos que consegue descobrir alguns se tentar recordar as receitas que mais confeciona no dia a dia. Certo? Se ainda não encontrou todos, não há problema: listamos para si tudo o que não pode deixar de ter em casa, ou seja, tudo que o vai obrigar a fazer uma visita ao supermercado sempre que acabar.

A lista com os 10 ingredientes que lhe apresentamos a seguir contempla aqueles que são mais usados na cozinha e que, por isso, deve ter sempre em casa. Lembre-se que há dois tipos de ingredientes para a preparação de uma receita: os que são específicos de um determinado prato e os que são usados recorrentemente em praticamente todos os pratos que prepara. São destes últimos que vamos falar.

10 ingredientes que deve ter sempre na sua despensa


Azeite

azeite

É sempre necessário ter uma gordura para cozinhar e a opção mais saudável é o azeite – por isso mesmo ele deve existir sempre na sua despensa. Este é o ingrediente base para fazer um arroz, um salteado, preparar carnes, legumes e peixe. Não pode mesmo faltar.


Vinagre

vinagre

Este ingrediente é também indispensável em praticamente todos os seus cozinhados e por isso não deve faltar na despensa. É usado não só para temperar saladas e legumes, como para peixes e outros. Além disso, quando adicionado aos molhos dos estufados confere-lhes uma suavidade extra.


Sal e pimenta

sal

Na verdade, a falta destes dois ingredientes pode mesmo comprometer a confeção da maior parte das receitas que prepara em casa. Ainda que deva ser usado com moderação, um excelente prato pode ser um fracasso se não tiver sal. Aposte nestes dois temperos básicos que nunca podem faltar na sua despensa.

 


Caldos

caldosFonte: Thermomix Brasil

Os caldos de carne, de legumes, de galinha, de peixe ou outros são extremamente importantes para conferir às suas receitas um sabor extra e que faz toda a diferença. Quer opte por fazer os seus próprios caldos (que pode congelar), ou caso prefira os práticos cubos que se vendem no supermercado, estes são ingredientes que não podem acabar na sua despensa.


Arroz

arroz

O arroz é um ingrediente ultra versátil, que pode ser o centro de toda a receita ou ser o acompanhamento perfeito. No nosso país, o arroz é quase obrigatório à mesa, por isso, não deve esquecer de reabastecer regularmente a sua despensa com arroz (carolino, agulha, evaporado, basmati).


Massas

massas

Não há dúvida: as massas são itens indispensáveis em qualquer despensa. Isto porque este é um alimento muito prático de preparar e que aparece num conjunto alargado de receitas. Além disso, é muito útil para quando não sabe o que preparar para uma refeição: tendo massa, tudo se resolve rapidamente.


Feijões e outras leguminosas

feijao

As leguminosas são uma parte muito importante da nossa alimentação diária e, por isso, nunca devem faltar na despensa. Na verdade, os feijões e outros grãos são excelentes acompanhamentos e ficam ótimos nas receitas de sopas. Para além disso, são essenciais na preparação de pratos vegetarianos.


Tomate em lata

tamates

Noutros tempos, já diziam os mais velhos: “Na época dos tomates todas as donas de casa eram excelentes cozinheiras”. Ora, hoje em dia há sempre tomate enlatado, o que permite que todos possam ser excelentes cozinheiros em qualquer altura do ano. Sinais do progresso. Desfrute!


Mel

mel

O mel é um excelente adoçante natural, pelo que deve sempre existir na sua despensa. Além de ser excelente em muitas receitas de doces, ele pode também ser utilizado em variadíssimas receitas salgadas para lhes conferir um toque distinto.


Natas

natas

As natas são muito calóricas, mas deixam qualquer molho uma delícia e são utilizadas num grande número de receitas comuns na cozinha portuguesa. Se prefere uma alternativa mais saudável, substitua-as por queijo fresco batido.

Estes 10 ingredientes fazem parte da lista dos ingredientes que não devem faltar na sua despensa para que, a qualquer momento, possa preparar uma refeição saudável e muito saborosa. Concorda?

Veja também: