4 ingredientes que não deve colocar numa sande

A sande é uma opção prática para uma refeição, mas se não tiver cuidado pode ser uma solução pouco saudável. Saiba o que deve evitar colocar numa sande.

4 ingredientes que não deve colocar numa sande
Ingredientes a evitar numa sande saudável

Uma sande é uma opção rápida e prática para qualquer refeição quando não há muito tempo para preparar a mesma. Mas alguns ingredientes não são os mais saudáveis. Então, o que não colocar numa sande?

Uma sande é uma boa ideia para quando tem de almoçar no escritório, preparar algo para comer quando vai de viagem ou simplesmente para quando não tem tempo ou não lhe apetece cozinhar.

No entanto, alguns componentes como queijo, maionese e outros podem tornar a sande uma refeição menos recomendável. Fique a saber o que não deve colocar numa sande.

4 ingredientes a evitar numa sande


1. Maionese

MaioFonte da imagem: Nutrição e Beleza

Este molho, criado à base de óleo e ovo, é muito apetitoso e usado em vários tipos de sandes. E toda a gente sabe que não é o condimento mais saudável devido à grande quantidade de gordura e calorias que contém. Uma colher de maionese tem cerca de 100 caloiras e 10 gramas de gordura. Mesmo se for maionese caseira, este condimento é muito calórico. Se possível, opte por mostarda ou ketchup.

2. Molhos especiais

MolhoFonte da imagem: Someday I’ll Learn

No geral, os molhos são sempre algo a evitar. A maioria dos molhos são calóricos e altamente perecíveis. Se estiver a pensar em ir comer uma sande fora, terá de redobrar os cuidados, especialmente quando ler a expressão “molhos especiais”.

Os molhos especiais que se encontram na maioria dos restaurantes de fast food estão carregados de gordura e calorias. Tenha atenção a tudo o que for molho pesto e molho de mostarda com mel. Mas qualquer molho especial vai ser muito calórico. Opte por sandes com ervas aromáticas e especiarias.

3. Queijo

QueijoFonte da imagem: VIX

O queijo não é o principal ingrediente a evitar numa sande, mas deve ter algum cuidado. Caso a sande que vai comer já tenha bastantes proteínas e vegetais, então o queijo é desnecessário.

Uma fatia de queijo normal cheddar tem mais do que 100 calorias. Contudo, caso a sande não tenha proteína, o queijo é uma boa opção, uma vez que uma fatia de queijo suíço light vai-lhe dar cerca de 7 gramas de proteína por 65 caloiras. Um bom negócio alimentar.

4. Legumes em óleo

LegumesFonte da imagem: Eat this, not that!

Os legumes são naturalmente baixos em caloiras, mas os vegetais que são conservados ou cozinhados em óleos são verdadeiras bombas calóricas.

Ao consultar os menus tenha atenção a palavras como “marinado” e “salteado”, especialmente quando se trata de vegetais servidos como substitutos de carne, como beringela e cogumelos. Tenha também atenção a pickles, pois também são legumes de conserva. Ao pedir ou ao fazer uma sande, opte sempre por legumes frescos e crus.

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Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.