Ingredientes que pode substituir para receitas de Natal mais saudáveis

É possível fazer algumas substituições para ter uma mesa de Natal repleta de comidas boas e saudáveis.

Ingredientes que pode substituir para receitas de Natal mais saudáveis
É fácil ser saudável

Será que existem ingredientes que pode substituir para receitas de natal mais saudáveis? As refeições natalícias são recheadas de boas memórias e bons sabores. Contudo, numa sociedade que está sempre a procurar alternativas para estilos de vida mais saudáveis, é uma boa notícia o facto de existirem ingredientes que podem ser substituídos para criar uma receita com menos gordura ou menos hidratos.

Ingredientes que pode substituir para receitas de Natal mais saudáveis

Gordura

carne

Apesar da má fama, o corpo humano precisa de gordura para funcionar. Mas não de qualquer gordura, apenas aquela considerada boa, presente nas carnes, ovos e frutos secos, por exemplo. Gorduras saturadas fazem mal ao coração e para aos níveis de colesterol, principalmente quando consumidas em excesso.

As natas, por exemplo, podem ser facilmente substituídas pelos iogurtes, que são ingredientes que se podem usar em receitas de maioneses, molhos e até húmus.

Comparados com as natas, os iogurtes magros são uma opção inteligente de ingredientes que pode substituir para receitas de Natal mais saudáveis.

Também é possível trocar o leite gordo pelo meio-gordo: a mesma quantidade de cálcio, mas metade da gordura.

Sal

sal

O consumo de sal recomendado pelos médicos é de, no máximo, 6 gramas por dia. No entanto, a média do consumo individual é de aproximadamente 18 gramas diários. O que torna o consumo de sal, por pessoa, um número nada saudável.

As comidas processadas são aquelas que contém a maior quantidade de sal e a vantagem de cozinhar uma refeição com as próprias mãos é a possibilidade de controlar o que está a ser ingerido, neste caso, a quantidade de sal para o tempero.

O sal pode ser substituído por temperos de todos os tipos e algumas qualidades de queijo, como o queijo feta.

Açúcar

açúcar

Assim como o sal, o consumo de açúcar é muito maior do que o recomendado e também está muito presente nos alimentos processados e congelados. Se na mesa de Natal não podem faltar os doces para a sobremesa, experimente trocar o açúcar pelo doce natural das frutas, seja a incorporá-las nos pratos, ou ainda usar a frutose para adoçar as bebidas, e assim fazer uma refeição com muitas águas com sabores, por exemplo.

Outra opção de ingredientes que pode substituir para receitas de Natal mais saudáveis é usar a tâmara fresca nas receitas de bolos e tartes.

Hidratos de carbono

hidrato

Os hidratos ganharam uma má, e injusta, fama. Associados ao ganho de peso e alimentação rica em açúcar, certo é que o corpo humano precisa dos hidratos para ter energia.

Uma das trocas conscientes que pode fazer é consumir mais fibras e a mesma quantidade de hidratos, através dos produtos integrais. Massas, farinhas, arroz, e pães podem ser facilmente encontrados nas suas formas integrais.

Veja também: