7 ingredientes que também são produtos de limpeza

Precisa de mais produtos de limpeza? Talvez não. Procure melhor na sua despensa. Pode estar lá a resposta.

7 ingredientes que também são produtos de limpeza
Saiba quais os ingredientes que também dar uma ajuda para manter tudo a brilhar

Certamente terá em casa uma imensidão de produtos de limpeza. Uns para o chão, outros para as superfícies, desengordurantes, tira-nódoas ou manchas, para a cozinha, para a casa de banho… enfim. E se falarmos das possibilidades de escolha então aí é fácil perder-se entre marcas, tipos de produtos e até preços.

Mas da próxima vez que achar que precisa de comprar mais produtos de limpeza, pense duas vezes. De facto, até pode ter tudo o que precisa para manter a sua casa imaculada, basta olhar para a sua despensa. É que alguns dos ingredientes que podem ser usados também para dar uma ajuda nas limpezas lá de casa. Ora veja.

7 ingredientes que podem ser usados como produtos de limpeza

1. Café

Pode ser uma grande ajudar para remover manchas de gordura de utensílios de cozinha. Basta usar as borras de café para esfregar o que precisa de lavar e, no final, enxaguar. As mesmas borras de café também podem ser usadas para eliminar os maus odores dos sapatos, por exemplo. Coloque o café seco numa meia, ate com um nó na ponta e coloque nos sapatos, para neutralizar os maus cheiros. Estes “saquinhos” de café também podem ser usados para eliminar odores nos armários.

2. Pão

Para limpar o pó dos quadros sem os danificar. Por ser esponjoso e até pastoso, livre de químicos, o pão é uma ótima escolha para limpar quadros. Só precisa de esfregar o quadro com o pão (sem ser em demasia) no quadro e depois sacudir as migalhas. E com elas vão-se também as poeiras.

3. Limão

Já se sabe que o limão é útil em diversas situações. Não só ajuda e eliminar nódoas difíceis da roupa, como ainda pode ajudar a limpar o microondas. Neste último caso só precisa de colocar uma taça com água e limões cortados dentro do microondas (na potência máxima ou alta) e aquecer durante alguns minutos. Deixe ficar a taça com a água e os limões a repousar durante 15 minutos dentro do micro-ondas e depois é só limpar.

Outros dos usos que pode dar ao limão é para retirar manchas das tábuas de cozinha. Só precisa de colocar sal na tábua de cortar e esfregar com o limão. Depois é só lavar com água. Simples e eficaz.

Também pode usar as cascas para eliminar os mais odores da canalização da sua pia na cozinha. Como? Fácil. Coloque as cascas na pia e enxague com água fria. Isto também pode ser feito com cascas de laranja.

4. Arroz

É útil para limpar os cantos mais difíceis de jarros, por exemplo. Só precisa de colocar grãos de arroz secos (por cozinhar) dentro do vaso ou jarro que quer limpar, junte água quente e detergente para a louça. Abane bem para garantir que os grãos “raspam” a sujidade e já está.

5. Vinagre

Precisa de limpar vidros mas acabou-se o limpa-vidros? Não há problema. Misture duas colheres de sopa de vinagre (branco) com água (cerca de três litros), coloque numa embalagem de spray e use esta mistura para limpar os seus vidros.

6. Sal

Aqui está outro alimento que pode muito bem ser usado como produto de limpeza. Quando combinado com vinagre ou sumo de limão útil por exemplo para limpar peças de bronze que estejam sujas. Só precisa de colocar o vinagre ou sumo de limão numa esponja, colocar sal de mesa na esponja e esfregar levemente as peças de bronze. Vão ficar a brilhar.

7. Bicarbonato de sódio

Quer restituir o brilho às suas joias? Pois bem, pode fazê-lo com bicarbonato de sódio. Só precisa de juntar uma chávena de água quente com uma a duas colheres de chá de bicarbonato de sódio. Deixe as suas joias nesta mistura durante alguns minutos e depois é só enxaguar.

Veja também: